A Literatura Infantil No Processo De Alfabetização E Letramento
Por: Gabriela249 • 21/4/2023 • Monografia • 4.674 Palavras (19 Páginas) • 112 Visualizações
INSTITUTO PROMINAS
GABRIELA FERNANDA DE OLIVEIRA
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALTA FLORESTA- MT
2019
INSTITUTO PROMINAS
GABRIELA FERNANDA DE OLIVEIRA
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Artigo Científico Apresentado ao Instituto Prominas para requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento.
ALTA FLORESTA-MT
2019
A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
GABRIELA FERNANDA DE OLIVEIRA
RESUMO
O presente trabalho aborda a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento, a mesma deve ser utilizada pelo educador a fim de garantir uma boa seleção de livros para as crianças, visando à formação do alfabetizando, e ampliando seus saberes de forma gradativa e significativa. O objetivo é refletir sobre o universo mágico da literatura infantil, sendo a mesma um dos caminhos que facilita a socialização e o ensino-aprendizagem durante o processo de alfabetização/ letramento onde o uso da literatura infantil auxilia no desenvolvimento da criatividade, da capacidade cognitiva e no desenvolvimento das habilidades motoras de ler e escrever. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, considerando contribuições de autores como Cademartori 1994, Zilberman 2005, Cantarelli 2006. O trabalho realizado oportunizou-me compreender a necessidade de ensinar e aprender literatura infantil em vários contextos e com várias pessoas como, amigos, vizinhos, familiares, parentes e com a comunidade escolar, e não somente desenvolver o hábito da leitura na escola e no ambiente formal.
Palavras-chaves: Literatura. Alfabetização. Letramento
Formada em Pedagogia pela Unopar, trabalha como auxiliar na rede Municipal e Privada de ensino.
INTRODUÇÃO
O estudo realizado tem por objetivo verificar a contribuição da literatura infantil no processo de alfabetização/ letramento e no desenvolvimento social da criança.
A contemporaneidade é um momento de grandes desafios: por um lado o poder uniformizante da tecnologia e da informática, por outro, o conflito com o poder libertário e criador da mente humana. Nesse contexto é indispensável que os sujeitos instrumentalizem- se tecnologicamente, mas que não se esqueçam daquilo que realmente os torna humanos: o poder da criação e imaginação. Sendo assim faz- se urgente que a escola se empenhe em estimular nos alunos a conquista de sua condição como ser humano que somente a apropriação das múltiplas formas de linguagem pode propiciar a formação humana.
Diante da necessidade da linguagem como instrumento humanizante do
sujeito, a literatura infantil surge como a necessidade específica para a infância.
Quem não gosta de ouvir historias? Sabemos que elas fazem parte do universo da criança, não somente delas mais permite a cada um de nos termos uma experiência imprescindível em que as dimensões da emoção e razão se resultam num prazer estético. No entanto, no contexto da escola ela deve ser uma pratica permanente que atrele o prazer da leitura e o aumento dos conhecimentos de mundo do aluno. Para isso é preciso que os professores estejam preparados para tornar a literatura uma atividade significativa.
Neste trabalho iremos construir e ampliar nosso conhecimento acerca da importância da literatura infantil na formação do aluno, concebendo-a como eixo integrador da organização do trabalho educativo.
...