PPAP- A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: Lucas rd Santos • 14/5/2019 • Bibliografia • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 3.128 Visualizações
PPAP- A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
Trabalho desenvolvido para a disciplina Projeto e Prática em Ação Pedagógica – PPAP.
Araraquara, 23 de maio de 2018.
Sumario
Apresentação
Justificativa ....................................................................................... 04
Problemática ..................................................................................... 05
Objetivos ........................................................................................... 06
Resumos:
A importância do letramento nas séries iniciais ................................ 07
Conceitos de Letramento .................................................................. 08
Alfabetizar Letrando nas séries iniciais ............................................. 09
Desenvolvimento
A importância de Trabalhar Literatura Infantil nas Séries ................. 11
Tópicos a serem desenvolvidos
Como a Literatura Infantil pode auxiliar o processo de
Alfabetização e Letramentos ..............................................................13
Resultados da Integração da Literatura no processo
de Aprendizagem .............................................................................. 13
Referências ...................................................................................... 14
Justificativa:
Por muitos anos, talvez até hoje para alguns, o processo de alfabetização e letramento é único e extensivo, mas na verdade são processos distintos com um fim comum: dominar a leitura e a escrita. Mas não somente isso: entender e também compreender seu significado, dominando o que se lê.
O processo de alfabetização no Ensino Fundamental é o momento mais importante na vida escolar de um indivíduo, é o conhecimento de uma atividade complexa que envolve o aluno e o professor, já letrado, onde se constrói a representação da língua escrita para a criança. O processo de letramento se mostra de grande necessidade no contexto alfabetizador, pois é através dele que o indivíduo se APROPRIA da linguagem escrita, a compreendendo totalmente, tornando ambos, interdependentes.
Nesse contexto a literatura entra como agente no processo, intencional e sistemático, para que a mesma seja utilizada para aumentar o nível de letramento do aluno e como estímulo, construindo sentidos através do que se lê e imagina no ato de ler, tornando o processo lúdico e prazeroso ao mesmo.
Assim sendo, torna-se necessária a conceituação de alfabetização, letramento e literatura e como seu uso conjunto é necessário e de certa forma natural para atingir uma alfabetização completa e global.
Problemática:
• Porque atualmente o processo de alfabetização é falho? Cada vez mais se vê crianças que sabem ler, mas não compreendem o leem.
• Qual a relação entre literatura e educação?
• Como processo de alfabetização e letramento pode se beneficiar do uso do suporte literário?
Objetivos:
Mostrar a importância da literatura no processo de ensino aprendizagem e nos processos de alfabetização e letramento, assim como na expansão de vocabulário e conhecimento de mundo.
Resumos:
A Importância do letramento nas séries Iniciais
Atualmente, estamos vivendo em uma sociedade, em que as crianças chegam à Unidade Escolar com diversos tipos de conhecimentos em relação à cultura letrada. É importante que o educador faça o uso da leitura e da escrita, utilizando diversos portadores de textos, que contenham diferentes gêneros textuais, como leitura de anúncios, revistas, jornais, realizações de bilhetes, cartas, para que assim a criança possa se interagir ao mundo letrado, logo no início de sua trajetória escolar.A família também poderá contribuir com as práticas de leitura e de escrita, incentivando o treinamento das crianças em casa, para que ao chegarem à escola, possam desenvolver o trabalho com mais facilidade, recebendo logo no início da aprendizagem o gosto pela leitura e pela escrita.
Para Soares (2004) a alfabetização é “[...] a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever”, ao tempo que letramento “[...] é estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita”. Entende-se alfabetização como sendo um caminho para o letramento, alfabetizado é aquele indivíduo que conhece o código escrito, que sabe ler e escrever, dessa forma foi necessário ampliar esses conhecimentos, os indivíduos precisavam compreender o sentido dos textos. o termo letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.
A formação de um vocabulário estável de palavras a partir dessas práticas seria o principal referencial da criança para a descoberta do sistema alfabético, uma vez que a partir dos conflitos vivenciados pela criança entre a sua concepção original de escrita e a escrita convencional dos nomes. No caso da alfabetização tradicional a ênfase está no código, um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, codificar e decodificar a língua escrita. Crianças cujas famílias participam de atos de leitura desde muito cedo, vindo de familiares escrevendo e lendo , chegam à escola conhecendo muitos do uso e funções sociais
...