TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magia do Alfabeto

Por:   •  30/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.331 Visualizações

Página 1 de 3

1 Projeto: Para crescer saudável é preciso comer bem!

   Tema: Alimentação saudável

2 Campo de Experiências

  • Eu, o outro e nós
  • Corpo, Gesto e Movimento
  • Traço, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

3 Objetivos

3.1 Justificativa

Na Educação Infantil, o educar e o cuidar são indissociáveis. Assim, enquanto se cuida, se educa. Para que o cuidar e o educar sejam desenvolvidos, é primordial que, haja a garantia do desenvolvimento integral das crianças.

Desde cedo as crianças precisam ser incentivadas a terem bons hábitos alimentares, para que, assim, possam desenvolver-se bem na infância, adolescência e vida adulta. Para tanto, precisam ser estimuladas a consumir alimentos saudáveis, disponíveis na natureza (frutas, verduras, legues), de preferência, os típicos da região onde habitam.

Justifica-se o presente projeto, na importância de desenvolver nas crianças hábitos de autocuidado com seu coro e sua saúde, adquirindo assim, o gosto pelas frutas, legues e verduras que serão contribuintes em uma alimentação saudável e de qualidade.

3.2 Objetivo geral

O presente projeto, tem como objetivo, abordar e discutir juntos às crianças, assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando os conhecimentos dos alunos sobre a importância de hábitos alimentares, que se fazem de suma importância para um bom desenvolvimento.

3.3 Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento

O objetivo de aprendizagem com o presente projeto visa, direitos ao: Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressar-se e Conhecer-se.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes   de participação e cooperação.

(E I03TS02)   Expressar-se   livre mente   por   meio de   desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.  

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e senti mentos sobre suas   vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por   números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

3.4 Objetivos Específicos

  • Conhecer a importância dos alimentos para os seres   vivos;  
  • Identificar os tipos de frutas:  comestíveis e não comestíveis;  
  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;  
  • Estimular na criança o interesse por   uma alimentação saudável;
  • Conhecer os diferentes tipos de alimentos disponíveis na sua região.

4-CONTEÚDOS:

  • Linguagem oral e escrita;
  • Música;
  • Literatura;
  • Coordenação motora – ampla e fina;
  • Diversidade;
  • Noções matemática;
  • Nome;
  • Alfabeto.

5-METODOLOGIA:

  • Teatro das frutas
  • Jogo da memória
  • Trilha dos alimentos
  • Dominó dos alimentos
  • Quebra cabeça dos alimentos
  • Bingo dos Alimentos
  • Contação de Histórias:
  • Amanda no país das vitaminas
  • O sanduíche da Maricota
  • Camelão, o comilão
  • A cesta da dona Maricota
  • As frutas mágicas
  • O menino que não gostava de sopa
  • A menina que não gostava de frutas
  • O grande rabanete
  • Salada, saladinha
  • DVD: Palavra cantada – “O que tem na sopa do neném”
  • Balas, bombons e caramelos
  • A senhora roda dos alimentos
  • Alimentos
  • A vaca malhada
  • Chapeuzinho vermelho e o incrível lobo bom
  • Diga-me com que come
  • Gráfico dos alimentos preferidos
  • Pirâmide dos alimentos
  • Criação de uma horta escolar
  • Oficina culinária com legumes, verduras e frutas (Fazer salada de frutas e uma sopa de legumes em conjunto com os alunos)
  • Desenho e pintura
  • Brincadeiras de roda.

6 RECURSOS

 Vídeos, Cartazes, revistas, imagens, quadro de prega, jogos pedagógicos (dominó das frutas, trilha das frutas, bingo das frutas), tv, etc. Cartolinas, isopor, lápis de cor, pincel, palitos, fita gomada, massa de modelar, cola, etc.

7 CRONOGRAMA

A culminância é a última etapa do projeto, ela de verá refletir tudo o que a criança vivenciou durante   o trimestre.  Nessa   etapa as   crianças   irão socializar   com os   demais tudo o que aprendeu.   A   socialização   da aprendizagem   poderá ser   realizada internamente, (somente para os alunos da escola) ou aberta para a comunidade.  Durante a culminância, poderá ser apresenta das danças, poemas, coral, apresentação, musical (dramatização e dança) ou exposição dos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com