A POSTAGEM PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
Por: pensfranciele • 8/11/2021 • Projeto de pesquisa • 692 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
MAQUETES
Franciele Caroline
Polo Jandira
2020
1. TEMA:
O tema em questão tem como objetivo mapear o ambiente escolar para que haja a familiarização do aluno com o espaço em que habita, para que o aluno consiga acessar as dependências da escola com segurança, propondo ainda a sala de aula como ponto de partida.
2. TITULO
Maquetes
3. SITUAÇÃO PROBLEMA
A criança leva algum tempo para discernir os conceitos de direção, bem como, direita e esquerda, cima e baixo, apresentando algumas dificuldades espaciais.
4. JUSTIFICATIVA
Trabalhar com o ensino fundamental, com certeza é umas das maiores dádivas da vida, pois podemos observar de perto o desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças, inserir o tema proposto desde o ensino fundamental traz á criança segurança para tomar decisões, saber se localizar e ter autonomia de direção, evitando que a criança venha a se perder tantos dos colegas como de seus pais em situação externas a escola.
5. EMBASAMENTO TEÓRICO
As direções estão inseridas em nossas vidas desde que aprendemos a andar, ouvíamos a voz de quem zelava por nós, nos dizendo para seguir em frente, para ir ao encontro da mamãe ou do papai, essas informações estão guardadas dentro de nós, mas com o passar dos anos precisamos acessar essa caixinha e descobrir o quão importante é o senso de localização. Faz-se necessário a utilização de instrumentos que facilitem e estimulem a aprendizagem, através dos quais se possam visualizar o espaço geográfico de diversas formas, a fim de desenvolver conceitos básicos fundamentais para o ensino da Ciência Geográfica de forma dinâmica e interdisciplinar. A produção de maquetes configura-se como um recurso pedagógico de extrema importância pois quando há a visualização do espaço e a construção do mesmo, esta atividade se torna mais fácil e a criança assimila esta atividade com facilidade.
Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um que fazer educativo em si mesmo. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos . (1991, p. 126)
6. PÚBLICO ALVO
A atividade será desenvolvida com alunos do ensino fundamental, com idade de 6 a 8 anos.
7. OBJEITVOS
Propiciar á criança dentro do ambiente escolar senso de localização, para que ela tenha autonomia e confiança para ir e
...