A PRÁTICA DE LEITURA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM
Por: Gledson SanFerry • 29/8/2018 • Artigo • 5.115 Palavras (21 Páginas) • 212 Visualizações
A PRÁTICA DE LEITURA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM
Gledson dos Santos Ferreira[1]∗
RESUMO
O presente artigo aborda sobre “A prática da leitura para a melhoria da aprendizagem”. A discussão no decorrer deste artigo analisa a importância da leitura na formação do indivíduo e das práticas pedagógicas no desenvolvimento de habilidades deste ato, destacando a participação da família no processo de formação de leitores. Questiona como incentivar e despertar a curiosidade da criança para o hábito da leitura. Assim investiga a partir de Bettelheim (1980), Brasil (1997), Prieto (2000), Freire (2009), Souza (2004), Soares (2004), entre outros para evidenciar que por meio da leitura é possível favorecer o exercício da cidadania, além da possibilidade de transformação da realidade, fator impactante ao futuro do país. A metodologia caracteriza-se como Pesquisa Bibliográfica em que as práticas pedagógicas, estratégias e recursos adequados voltados à melhoria da aprendizagem de leitura por crianças, favorecendo leitores críticos e autônomos, desconstruindo a ideia falaciosa de que leitura é maçante aos infantis em fase escolar. E aponta a partir deste estudo parcial que pretende fomentar novos estudos e revisão de práticas pedagógicas tradicionais.
Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Práticas Pedagógicas.
1 INTRODUÇÃO
A leitura é o caminho para a formação do indivíduo e, a partir dele, a transformação da sociedade. Dessa forma, o sentido atribuído pelo leitor ao texto irá transformar o leitor e modificar as futuras realidades e desse modo, o conhecimento construído pelo homem ao longo da sua história no mundo poderão ser adquiridos também por meio da leitura de um bom livro.
Para que esse pressuposto seja operacionalizado é primordial que a leitura seja introduzida no cotidiano do indivíduo desde a primeira infância. Neste sentido, uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo e por meio do hábito da leitura o homem tomar-se consciente de suas necessidades, promovendo assim uma transformação individual e de mundo.
A discussão no decorrer deste artigo analisa a importância da leitura na formação do indivíduo e das práticas pedagógicas no desenvolvimento de habilidades deste ato, destacando a participação da família no processo de formação de leitores. Neste contexto, questiona-se: Como incentivar e despertar a curiosidade da criança para o hábito da leitura? E para a obtenção de respostas configura-se uma investigação de cunho bibliográfico.
A introdução apresenta os aspectos iniciais deste estudo. A segunda seção, por sua vez, destaca a importância da leitura e seus reflexos na vida pessoal e social do indivíduo, além da contribuição para a transformação do meio em que vive. E desse modo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) destacam a relevância da leitura nesta seção, visando conhecer e valorizar a diversidade cultural da humanidade ao longo da história. Nesses termos, discute-se o papel da família no processo de formação do leitor, a influência dos pais na vida dos filhos, apontando os reflexos positivos na construção de um leitor ativo, ou seja, capaz de buscar conhecimentos com autonomia.
Na terceira seção, apontam-se recursos e técnicas que podem ser usados pelo professor para despertar e motivar os pequenos leitores a experimentar o mundo mágico da leitura mergulhando no universo do conhecimento a partir do que afirmam Bettelheim (1980) e Prieto (2000). Nestes termos, confirma-se a contribuição dos contos de fadas para o crescimento pessoal e afetivo da criança.
Destaca-se também com Freire (2009) afirma-se que o conhecimento adquirido pela criança antes de chegar à escola e a importância de aproveitar este momento da infância para ajudar no desenvolvimento cognitivo do aluno.
A quarta seção, por sua vez, apresenta algumas sugestões de atividades em sala de aula a fim de promover o hábito da leitura estimulando o contato entre o indivíduo e o livro, como afirma Souza (2004). Além disso, tem-se a função da escola no ensino da leitura em conformidade com o PCN: Língua Portuguesa (1997) como prática social indispensável para a participação social efetiva do homem em sua comunicação, apontando condições essenciais para a organização de estratégias de estimulo ao aluno.
Na última seção, tem-se a conclusão que reforça a relevância deste tema, pois a leitura ainda representa um problema social da atualidade, sendo que a escola tem o papel de trabalhar para o desenvolvimento e a sistematização para que existam condições favoráveis ao desempenho intelectual e social do sujeito. E, por isso, configura-se como um estudo parcial que fomenta a produção de novos estudos, além da possível revisão de práticas pedagógicas tradicionais de ensino da leitura na escola.
2 A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
A leitura contribui significativamente na formação do indivíduo, instigando-o a observar criticamente a sociedade em seu cotidiano e, em particular, ampliando e diversificando suas percepções e compreensões sobre o mundo, de modo a produzir transformações no seu modo de pensar e agir.
Desse modo, a leitura torna-se uma prática social, pela qual o indivíduo, ao adquirir esse hábito, adentra no processo de produção de sentidos, tornando-se parte integrante das atividades humanas. Sendo assim, a leitura é o caminho onde o homem adentra o mundo da cultura, transformando-o em protagonista da sua própria história e da sociedade.
Em relação aos aspectos culturais, os PCNs em um dos seus objetivos para o Ensino Fundamental afirmam que é preciso:
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. (BRASIL, 1997, p. 69)
Para que esse objetivo seja alcançado de modo completo a criança deve estar habituada e de certa forma ter oportunidades de conhecer a realidade sociocultural de outros povos. Esta oportunidade pode ser ofertada através dos livros que em seu contexto possibilita o conhecimento em grande diversidade em um curto espaço de tempo.
As possibilidades que o hábito da leitura traz ao indivíduo são fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal e social. Mas, não é só isso. O crescimento econômico de um país, também, é influenciado pelo nível de leitura dos seus habitantes. O crescimento econômico de alguns países como Alemanha, Japão, França e Estados Unidos, em que o índice de leitura da população é superior a 4,7 livros por ano, torna evidente a veracidade desse fato.
No Brasil, segundo uma publicação da revista britânica The Economist, o baixo nível de leitura dos brasileiros, juntamente com a situação precária das bibliotecas, contribuem para o que chamou de “motivo para vergonha nacional”. Em um texto que tem como título “Um país de não-leitores”, afirma-se que:
...