A PRATICA PSICOPEDAGOGO II
Por: girlainepe • 25/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
UNIUBE
GIRLAINE PEREIRA DA SILVA
PRÁTICA PEDAGÓGICA II
TEOFILO OTONI/MG
2018
MINHAS SALAS DE AULA DO PASSADO
O que foi prazeroso lembrar? | O que foi desagradável rever? | Descreva uma sala de aula dessa escola lembrada? | |
Na escola 1: a escola que eu gostei muito. Escola Municipal Virgílio Rodrigues | Sempre é muito prazeroso lembrar dessa fase da minha infância. Lembro-me das brincadeiras e historinhas contadas na hora do recreio, dos coleguinhas de sala de aula, do meu primeiro contato com um quadro de giz, a primeira vez que eu conseguir ler uma palavra, a oportunidade de poder conhecer e conviver com novas pessoas, vivenciar novas experiências. Ao me recordar dos meus coleguinhas brincando, correndo para todos os lados, a saudade aperta. Minha professora com sua ternura e dedicação sempre nos dava todo carinho e atenção necessária, sempre nos recebia como um belo sorriso no rosto. A cantineira sempre fazia a merenda como toda dedicação. Não dá para descrever todo o carinho que tenho por aquela época, para mim, foi uma das mais importante e agradável etapas da minha vida. Com certeza foi muito gratificante estudar nessa escola. | Estudei 05 anos nessa escola e não tenho nenhuma memoria desagradável dela. Mesmo sendo uma escola cuja sala era multisseriadas, e que faltavam alguns recursos didáticos a nossa professora sempre dava um jeito de ensinar como os poucos recursos que ela podia utilizar, e mesmo com algumas dificuldades ela nunca deixava de dar a atenção necessária a todos os seus alunos. | Era uma escola pequena cuja sala era multisseriada, onde estudavam alunos do 1º (primeiro) ao 5º (quinto) ano do ensino fundamental. Tivemos que aprender a esperar a professora dar atenção às outras séries, pois, só havia uma única professora para atender a todos. Até hoje na zona rural ainda utiliza esse mecanismo de aglomeração de séries, devido, o número reduzido de alunos não permitir que tenha outras salas. Havia um quadro simples que a professora dividia em partes para poder atender a todas as séries. As carteiras eram enfileiradas, tinha uma mesa que era da professora no canto esquerdo da sala, onde ela acostumava a corrigir as tarefas chamando um aluno de cada vez, havia cartazes feitos de cartolina coloridas com manuscritos nas paredes, figuras em E.V.A e piso de cimento amarelo. |
Na escola 2: Escola que eu não gostei de estudar lá. Escola Estadual De Ladainha | Na verdade, eu também gostei de estudar nessa escola. Eu me lembro que quando comecei a estudar lá eu me deparei como uma escola totalmente diferente da anterior, a quantidade de alunos tanto nas salas como nos corredores, me chamou muito a atenção. Confesso que no meu primeiro dia nesta instituição eu pensei que ia ficar perdida. Mais ao longo dos dias fui me adaptando e tive o privilégio de conhecer e conviver com pessoas novas que ao longo dos anos se tornaram meus melhores amigos. Também tive o prazer de ter alguns professores que marcaram muito a minha vida, pela sua dedicação, carinho e sua maneira de transmitir seus conhecimentos, pois, eles sempre buscavam maneiras agradáveis e eficientes para transmiti-los. Então essa foi a parte mais prazerosa que eu me lembro. Que foi a convivência com essas pessoas maravilhosas que pude conhecer! | A parte mais desagradável e triste, foi relembrar o autoritarismo do diretor, ele era o dono do saber, onde ninguém tinha vez, nem voz, todos tinha medo dele. Também predominava a falta de interesse de alguns professores, as salas mesmo grandes superlotadas, faltava carteira de boa qualidade, as que tinham eram feitas de madeira e em péssimas condições de conservação. | Nessa escola todas as salas eram boas, bem ventiladas, grandes, com cadeiras e mesas enfileiradas, piso bom, tinha ventilador em todas as salas, boa iluminação, quadro de giz, a mesa do professor a esquerda, tinha projetores e uma sala de vídeo e uma de informática, mas nunca frequentamos lá, pois, sempre ela estava como algum defeito nas instalações, ou os computadores sempre estavam com defeitos técnicos, nunca funcionavam. |
MINHA SALA DE AULA DO PRESENTE
Quando eu terminei o ensino médio, meu sonho era ingressar em uma faculdade, sendo que desde de pequena eu sonhava em ser uma pedagoga, e atuar em uma sala de aula. Mais infelizmente sem condições financeiras e a falta de tempo, devido eu ter que trabalhar eu tive que adiar esse sonho. Foi quando em 2017 vieram representantes da UNIUBE-Universidade de Uberaba, ofertar cursos na minha cidade, foi quando eu vi a possibilidade de realizar meu sonho. Ingressei na faculdade e comecei a estudar, com o auxílio de um computador através do Ambiente Virtual de Aprendizagem o AVA.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – UNIUBE ON-LINE – é um espaço que agrega recursos e ferramentas tecnológicas que tornam viável a elaboração e a disposição de materiais didáticos, bem como o acompanhamento e gerenciamento de situações de ensino.
Através dele são disponibilizadas ferramentas que permitem aos alunos acesso a um determinado curso ou disciplina, onde o aluno tem acesso a vários tipos de ferramentas para auxilia-los aos estudos, através de salas de aula virtual os alunos terão acesso às disciplinas, as atividades propostas, vídeo aulas, entre outras. Também contara com o apoio de professores - tutores online para todas as disciplinas e um professor - tutor presencial no polo, há também ferramentas para auxiliar o aluno a interagir com os tutores através de central de mensagem, tira dúvida, SAE entre outros, também poderá contar com o auxílio da Biblioteca-virtual – Pearson, onde encontramos vários materiais didáticos que contribuíram para o nosso aprendizado e a nossa formação acadêmica. Também podemos contar com o apoio presencial direto do polo e do material didático impresso enviado ao nosso endereço de correspondência cadastrado no ato da matricula.
Foi de suma importância à criação deste sistema EAD, pois através dele muitos que não podem ter acesso a uma Universidade totalmente presencial devido a vários fatores como, por exemplo: a locomoção, falta de tempo, entre outros, poderão ter acesso. Já que a modalidade EAD possibilita que o aluno estude de forma prazerosa, através da plataforma, com flexibilidade quanto ao espaço e aos horários de estudos. Ele é um sistema bem prático e simples de navegar, bem acessível a todos. E com o avanço e a evolução da tecnologia hoje no mundo podemos acessa-lo através do tablete, celular, notebooks, computadores, entre outros. Ele se tornou um grande aliado para aqueles que querem fazer uma faculdade de forma mais pratica podendo acessa-lo sempre que tiver uma oportunidade e um local acessível aos estudos.
...