A PSICOLOGIA ESTUDO DE CASO
Por: loraluu • 20/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.159 Palavras (9 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADEPAULISTA UNIP
01° SEMESTRE DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE PSICOLOGIA ESTUDO DE CASO
Amanda Sandra da Silva D399JJ-4 1A
Ana Carollina Lourenço D29FCI-9 1B
Bianca Ferreira Santos D33GGI-6 1B
Luciana Batista Presente D35ACC-0 1A
Michelle Cristina Iglecias N16695-9 1A
Roberta Kilvia Ferreira da Silva N19074-4 1B
Stephany Victoria Ferraz da Silva D31894-2 1B
SANTOS
2017
ESTUDO DE CASOS
Trabalho de Estudo de casos apresentado ao Curso de (Pedagogia) referente á disciplina PDCV, UNIP – Universidade Paulista.
Solicitante: Professora Mirene
Santos
2017
“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes”.
Augusto Cury
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ............................................................................................ 5
- DESENVOLVIMENTO ................................................................................ 6
- SITUAÇÃO PROBLEMA ............................................................................. 7
- DESENVOLVIMENTO ................................................................................. 9
- REFLEXÃO ................................................................................................ 13
- CONCLUSÃO ............................................................................................. 15
- REFERÊNCIAS .......................................................................................... 16
- Introdução
Brincar é natural aos pequenos que utilizam a brincadeira para se comunicar ao mundo expressando suas ideias, sentimentos e conflitos.
A criança ao brincar explora e compreende o mundo ao seu redor, pela curiosidade descobre coisas novas e interage de forma lúdica com o mundo real.
Não existe duvidas que a fase magica e mais importante da vida é a infância. É a fase de sonhar e de que nada poderá impedir de seus sonhos se realizarem. A importância do lúdico em especial da brincadeira de faz de conta e suas influencias no desenvolvimento cognitivo, motor e social.
Qual a importância do brincar? Qual a importância da fase do faz de conta no desenvolvimento infantil? Devido às perguntas e duvidas é crescente o interesse na utilização dos jogos brinquedos e brincadeiras para educação infantil o que tem levado ao aprofundamento de pesquisas e conhecimento que podemos verificar na literatura especializada e dirigida á educadores nas ultimas décadas.
Hoje em dia a infância é enriquecida, conta se com enriquecidas reflexões e teorias, estudos psicológicos e pedagógicos que reconhecem a importância dos brinquedos e jogos na construção e aquisição do conhecimento.
Vygotsky discute o papel do brinquedo e refere-se especificamente a brincadeira de faz de conta privilegiando em sua discussão sobre o papel do brinquedo, coloca em questão o contexto social em que a criança está inserida; segundo ele a brincadeira possibilita o individuo a investigar e aprender sobre as pessoas e sobre o mundo.
“O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.” (VYGOTSKY, 1998)
A brincadeira de faz de conta também conhecida como simbólica inicia se por volta dos dois anos a 3 anos de idade, com o aparecimento da representação e da linguagem, à medida que evolui, assume diferentes funções, dependendo do contexto em que ela ocorre. Nas brincadeiras as crianças podem expressar seus sentimentos, o que contribui para seu desenvolvimento.
Este estudo busca conhecer a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Realizou se através de levantamento teórico, de acompanhamento e registro das brincadeiras de faz de conta, buscando o conhecimento de suas contribuições para o desenvolvimento infantil, analisando as motivações e ações das crianças sobre o brincar.
DESENVOLVIMENTO
A criança vive a alegria do jogo simbólico também conhecido como faz de conta, esse processo ela recria a realidade usando os sistemas simbólicos além da sua imaginação e fantasia. As brincadeiras de faz de conta auxiliam no desenvolvimento de aspectos muito importantes para criança, habilidades motoras, sociais, emocionais e cognitivas.
Normalmente atravez do faz de conta a criança interpreta e cria significado para o mundo real através do faz de conta.é muito importante para o seu desenvolvimento e crescimento, ela irá expressar seus sentimentos, suas dificuldades suas facilidades observamos muitas questões de representação da familia do seu cotidiano e da escola.
A brincadeira do faz de conta é essencial para desenvolvimento infantil, gera condições de criar, recriar e descobrir como viver o real e o imaginario de forma lúdica.Conforme cita Craidy(2001, p 103) que ( recuar citação)
...