A Procura da Felicidade
Por: familiapomar • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DE BATATAIS
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
RELATÓRIO DE ATIVIDADE ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL
- Identificação
Nome do Aluno: João Carlos e-mail: família.pomar@gmail.com
RA: 1083664 Pólo: São Paulo Turma:
Filme: “ A procura da Felicidade “
Assistido em: 01/03/2013.
Atores Protagonistas: Will Smith
Tema Central: O filme mostra que com o trabalho duro individual e a perseverança qualquer um pode vencer na vida e ser feliz.
Tempo de filme: 1 h 18 min
Laudas de Relatório:
O filme é baseado em uma história verídica em que Chris Gardner, ele investe boa parte da suas economias em máquinas de tomografias achando que estava fazendo um bom negócio, mas a realidade foi diferente e bastante dura.
Primeiramente os médicos viam as máquinas como algo caro e desnecessário e com isso a situação financeira dele foi piorando, e cada vez mais problemas apareceram em sua vida, contas, dívidas, problemas familiares.
Os problemas chegaram a um ponto tal que sua mulher não aguenta a situação que se encontram e o deixa com seu filho. Ele corre desesperadamente todos o dias para não ficar na rua e dar uma boa condição digna para seu filho e acima de tudo procura dar amor e carinho para ele, procurando sempre mostrar um lado otimista da vida, mesmo com a situação piorando a cada dia. Em sua busca ele vê uma oportunidade de estágio como corretor de valores, e uma chance de melhora de vida, mas infelizmente o estágio é sem remuneração e somente o melhor irá conseguir ser efetivado, e ele percebe que terá que fazer um esforço gigantesco para conseguir ser o melhor, mesmo sabendo que não tem o tempo para esperar e aproveita cada minuto que tem para tentar vender as máquinas que possuía e ir pagando as contas, quando possível. Mas em meio a tudo isso, os problemas não para de aparecer, e é ai que aparece um pai que luta com todas as forças para dar tudo de bom para seu filho. Um filme que mostra que por pior que pareça a situação sempre há esperança, mesmo que em alguns momentos você sente o desespero do personagem claramente e até mesmo não ver mais saídas para tais situações e os dois, pai e filho, vão superando tudo isso. Uma excelente lição de vida, que dá uma grande vontade de viver e seguir um exemplo parecido.
Para Chris, obter a felicidade estava simplesmente em ter uma vida digna, o que é direito de qualquer pessoa. Depois de ser abandonado pela mulher, que não aguentava a falta de dinheiro, e é nesse preciso momento que tudo começa a desmoronar-se à sua volta.... O senhorio faz-lhe um ultimato para abandonar a casa, o seu carro é apreendido pela policia e ele detido sem possibilidade de sair sem pagar as muitas multas... Entretanto a entrevista para o estágio é no dia seguinte e ele está na esquadra em fato de trabalho e cheio de tinta (porque quando foi detido estava a pintar a casa - exigência do senhor para lhe prolongar o prazo por uma semana). Ultrapassando vários obstáculos, Chris consegue sair a tempo da entrevista e mesmo naquele "preparo" consegue convencer os administradores que é uma boa aposta deixá-lo frequentar o estágio não remunerado na esperança de conseguir um emprego melhor em uma grande empresa.... Começa uma verdadeira luta pela sobrevivência... tem que sair de casa e vai com o filho para um Motel, frequenta o estágio de dia, depois visita possíveis clientes e estuda durante a noite... Mas as complicações não ficam por aqui... As primeiras comissões que consegue logo fazer são-lhe cativadas pelo fisco. Sem dinheiro nenhum ele chega a mendigar 14 dólares que um amigo lhe devia. Sempre a tentar que não percebam no escritório o que se passa, as coisas chegam ao ponto de chegarem ao motel à noite completamente arrasados e verificarem que tinham sido despejados. Chris nunca desiste nem baixa os braços, com o seu filho e os poucos haveres que lhe cabem nas mãos vê-se obrigado a dormir em albergues para mendigos e até na estação de metro num casa de banho pública, onde para mim se dá uma das cenas de maior intensidade dramática deste filme. Chris é o primeiro dos 20 candidatos à vaga na Empresa de Corretagem... a carga emocional que ele nos consegue transmitir na cena em que lhe é comunicado que ganhou o lugar faz os mais "duros" limparem discretamente uma lágrima.
...