TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Brasil

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP UNIDADE 1

  LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Fernanda Ap. B. A. de Paula - 0196580149

Jacklizania Xavier Santos - 1272481274

Luciana Gomes - 0131519665

Patrícia Carla Silva - 1264472111

Rosângela Nonato de Brito - 1238446893

TÍTULO

CAMPINAS

2016


[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP UNIDADE 1

TÍTULO

DISCIPLINAS NORTEADORAS: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

Tutor à distância: Joelma Cassia Aparecida Costa Dos Santos.

CAMPINAS

2016[pic 4]

Sumário

  1. Introdução        3
  2. Avaliações Externas        4
  3. Perfil da Escola        5
  4. Analise comparativas        7
  5. Conclusão        9
  6. Referencias        10
  7. Anexos        11


  1. Introdução

Neste trabalho falaremos a respeito da Prova Brasil aplicada ao 5º e 9º ano do ensino fundamental, a qual busca a melhoria do ensino tendo as avaliações dos alunos uma prova de Língua Portuguesa e Matemática. Pode-se afirmar que esta modalidade de avaliação pretende diagnosticar as condições de ensino e aprendizagem, com vistas à definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação, bem como reduzir as desigualdades existentes.

As avaliações da qualidade da educação básica, por meio de indicadores, é uma atividade essencial para a orientação e a avaliação das políticas públicas educacionais e das formas de gestão dos sistemas de ensino do país. O Sistema de Avaliação da Educação Básica passe a divulgar também indicadores de avaliação institucional tratando, entre outros aspectos, do perfil do aluno. Esta nota apresenta o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse) das escolas de educação básica que a partir das análises realizadas sobre esse conjunto de dados é possível determinar a associação entre vários fatores e o desempenho acadêmico, bem como as desigualdades existentes entre os diversos grupos investigados.


  1. Avaliações Externas

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para pesquisa, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A prova Brasil foi criada em 2005, para complementar a avaliação do Saeb, que teve sua primeira aplicação em 1990.

Com base em informações do Inep, a metodologia das duas avalições é a mesma, mas, passaram a ser aplicada em conjunto, desde 2007.

A prova busca analisar o sistema público de ensino do país, com o objetivo de avaliar e assegurar a qualidade da Educação oferecida pelo sistema educacional brasileiro, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional.

A Prova Brasil é aplicada aos alunos de 5º e 9º ano do ensino fundamental, nas redes municipais, estaduais, federais, de área rural e urbana.

Respondem a questionários de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática (resolução de problemas). No questionário socioeconômico, os estudantes disponibilizam informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das escolas avaliadas, também respondem questionários, para reunir dados.

Objetivo: definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. (igualdade social)

As médias das avaliações, também calculam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Resultado da Prova Brasil é divulgado por escola, pois o objetivo não é avaliar o aluno, e sim o sistema de ensino.

“Analisando o desempenho dos alunos na Prova Brasil os professores verificam em que momento da construção do conhecimento os alunos estão, o que precisa ser reforçado em sala de aula para que eles continuem avançando”.


  1. Perfil da Escola

PROF ª GENY RODRIGUES.

EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental (Escola Pública Municipal). Situada na Avenida das Amoreiras, 1430 São Bernardo Campinas – SP. Conforme anexo: figura 1 e figura 2.

O bairro São Bernardo, embora também consolidado, representa uma das primeiras periferias da cidade e sua configuração territorial atual é marcada pela presença de diferentes classes sociais no mesmo bairro. É uma situação urbana mais complexa, sobre a qual o modelo periferia pobre versus centro rico já vem perdendo o sentido. A Avenida das Amoreiras que passa no bairro faz uma sugestiva divisão: São Bernardo de baixo e de cima. Discrimina que a população desta área tem renda média, com uma ocupação mais antiga e nível de consolidação razoável. As pessoas se utilizam, predominantemente, do centro de Campinas (para compras e serviços), mas tem sido observado à tendência de consolidação de um sub-centro dentre alguns bairros, entre estes o São Bernardo.

A escola disponibiliza de uma boa infra-estrutura, situada em local próximo à avenida, tem ruas pavimentadas e em seu entorno uma praça arborizada, aos seus alunos e funcionários, disponibiliza rede de energia elétrica e água tratada e saneamento básico (esgoto e águas fluviais) tratados, tem coleta de lixo periódico, acesso a internet e banda larga.

As dependências do prédio são amplas contendo: 10 salas de aulas, 58 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Quadra de esportes coberta, Refeitório, Alimentação escolar para os alunos com acompanhamento de nutricionista, Cozinha, Biblioteca, Parque infantil, Banheiro dentro do prédio, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Despensa e Almoxarifado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (436.9 Kb)   docx (346.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com