O sistema de avaliação de educação básica (saeb), Prova Brasil e Provinha Brasil
Artigo: O sistema de avaliação de educação básica (saeb), Prova Brasil e Provinha Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laize5 • 23/9/2014 • Artigo • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 561 Visualizações
Este trabalho é baseado no sistema de Avaliação da Educação Básica(saeb), Prova Brasil e Provinha Brasil, sob a perspectiva avaliadora, contudo focalizaremos seus objetivos, suas metas e índices alcançados ao longo de sua aplicação.
A importância e a necessidade da avaliação são demasiadamente conhecidas
para o avanço na qualidade do ensino. Realizadas com intuito de obter um diagnóstico
preciso e qualificado dos aspectos a serem melhorados, as avaliações podem oferecer
subsídios para o monitoramento das políticas públicas, a partir da coleta, sistematização
e análise de dados e informações referentes aos alunos, professores e gestores de escolas
públicas e privadas. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, tal como
conhecemos atualmente, é uma política educacional relativamente recente, observamos
que as investigações sobre o tema ainda estão em curso, sendo foco de poucos
pesquisadores no Brasil.
O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:
• Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio,e o seu principal objetivo é avaliar a qualidade, a seriedade e a eficiência da educação no Brasil.
• Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): é uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas. Desta avaliação participam as escolas tem que ter, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.
• A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, seu principal objetivo é avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A Prova Brasil que é nosso foco principal foi criada em 2005, partindo da necessidade de ampliação do Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, passando a avaliar todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os resultados são dispostos para o Brasil, Unidades da Federação, municípios e escolas participantes.
Partindo das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de defeitos e falta de qualidade identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Se dá de uma maneira diferente das provas que o professor trabalha em sala de aula, a metodologia adotada na construção e aplicação dos testes do Saeb e Prova Brasil é adequada para avaliar redes ou sistemas de ensino, e não alunos individualmente.
Os resultados são obtidos a partir da medição das habilidades e competências propostas nos currículos para serem desenvolvidas pelos alunos em determinada etapa da educação formal.
Sendo os currículos muito extensos, um aluno não responde a todas as habilidades neles previstas, em uma única prova. Um conjunto de alunos responde a várias provas. Diante disso, os resultados não refletem a porcentagem de acertos de um aluno respondendo a uma prova, mas a de um conjunto de alunos, respondendo às habilidades do currículo proposto, distribuídas em várias provas diferentes.
Além disso, a performace é apresentada pela distribuição do percentual de alunos ao longo dos níveis da escala, permitindo uma melhor visualização da situação dos diversos grupos de alunos, no contexto da população e subpopulações avaliadas.
Apresento abaixo alguns exemplos de questões da prova Brasil:
1- Chapeuzinho Amarelo
Era a Chapeuzinho amarelo
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não
...