TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação e da Aprendizagem

Por:   •  22/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 7

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO A

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO ROTEIRO DA ATIVIDADE:

Disciplina

Psicologia da educação e da aprendizagem

Data

30/05/2022

Tema Escolhido com justificativa

Emoções -

Quando as crianças aprendem a controlar suas emoções elas serão capazes de enfrentar suas adversidades na vida adulta

 A educação emocional faz parte da formação da criança, a partir de quando começa a entender e expressar melhor suas emoções, controlar progressivamente seus impulsos em situações cotidianas aprendendo a respeitar os sentimentos e emoções de seu próximo. Compreender as emoções e saber nomeá-las é essencial para uma criança aprender a gerenciar os seus próprios sentimentos. A expressão dos sentimentos e emoções, são determinantes se vividos através do lúdico. Assim estudar o processo da emoção possibilita assimilar as mais variadas formas de convivência cultural e social em que a criança está inserida as quais lhes dão suporte para o processo de sua educação.

Atividades que serão desenvolvidas

1.conversa sobre as emoções, imitando expressões faciais de cada emoção

1.1 jogo bingo das emoções com carinha de personagens demonstrando algumas emoções (tristeza, calma, alegria, raiva, mágoa, medo, etc...)

Tempo necessário

30 minutos

Material Utilizado

  • Impressão de emoções em folha de oficio.
  •  tampinhas

Expectativas em relação às atividades (objetivos)

Estimular a memória, a atenção, concentração, a motricidade

Ferramenta social;

 Discriminar e expressar adequadamente seus sentimentos

Quantidade de alunos e faixa etária

8 crianças /2 anos à 3 anos

As emoções são meios de expressão naturais do nosso organismo, e podem servir até como uma proteção, portanto, sempre acompanhadas de reações neurovegetativas (aceleração do batimento cardíaco, mudança na respiração, secura na boca, perturbações digestivas) e expressivas (alterações na postura, na mímica facial, na forma de expressar os gestos). Por serem acompanhadas de modificações exteriores, as reações expressivas são altamente contagiosas e mobilizadoras do comportamento do outro, pois "em todo arrebatamento emotivo, o indivíduo extravasa de certa forma a sua sensibilidade. Suas reações emotivas estabelecem entre eu e o outro uma espécie de ressonância e de participação afetivas" (WALLON, 1995, p. 164).

O medo, por exemplo, pode ser muito útil quando nos faz evitar uma situação que colocaria a nossa vida em risco. É natural que, em uma situação estressante sentimentos como raiva, medo ou insegurança sejam despertados. Com esses sentimentos, vem a tristeza e a ação de chorar, mostrar desinteresse ou comportamento agressivo. Essa reação é inerente ao humano e ocorre em frações de segundos, espontaneamente. Por isso, quem consegue gerenciar as próprias emoções e impedir que as mesmas causem consequências negativas para si, tem inteligência emocional. Dessa forma, entender como trabalhar as emoções na educação infantil fará toda a diferença.

As habilidades de identificar, nomear e expressar adequadamente emoções têm sido identificadas na literatura do Treinamento de Habilidades Sociais (TSH) como relevantes para um desenvolvimento infantil saudável. A aprendizagem dessas habilidades ocorre nos ambientes de socialização da criança e é modelada pela comunidade verbal à qual ela pertence (Del Prette& Del Prette,2005)

O bingo das emoções por ser uma atividade competitiva instigou varias emoções pois apenas uma criança vence nessa brincadeira, externando extrema alegria. As demais crianças tiveram as mais variadas emoções desde raiva por não terem ganho até tristeza . Momento em q foi trabalhado o equilíbrio emocional através da conversa.

A atividade foi bem produtiva pois conheceram as emoções e aprenderam de certa forma a lidar com elas da melhor forma. desenvolveram a atençao a partir do momento que deveriam identificar as figuras iguais a da cartela que possuiam  e a motricidade ao manusearem as tampinhas pet.

Como consequência de a emoção ter componentes orgânicos acentuados, sua função principal é mobilizar o outro, isto é, ela é essencialmente social. "As reações que as emoções suscitam no ambiente funcionam como uma espécie de combustível para sua manifestação" (GALVÃO, 1996, p. 64).

A emoção é a fase mais arcaica do desenvolvimento. Ao sair do estado puramente orgânico, a pessoa é um ser emocional, no qual, lentamente, surge o racional. No início da vida, a afetividade e a inteligência estão misturadas, mas há predomínio do afetivo. Elas se alternarão e se influenciarão reciprocamente, ao longo do desenvolvimento infantil, pois a afetividade refluirá para dar espaço ao cognitivo e vice-versa. Assim, em cada período ou estágio do desenvolvimento haverá a preponderância e alternância de um destes aspectos.

Referências utilizadas:

DEL PRETTE,Z.A.P.,&DEL PRETTE,A. Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e pratica. Petropolis,RJ: vozes, 2005.

WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995. 

GALVÃO, I. Henri Wallon- Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995

LEYSER, KEVIN DANIEL DOS SANTOS , Psicologia da educação e da aprendizagem.Indaial: uniasselvi,2021

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO B

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO RELATÓRIO DA ATIVIDADE

(Tópicos que precisam ser abordados em forma de redação no relatório).

Acadêmico:  Giseli de Almeida Pinheiro                                            

Turma: FLC15843PED                                

Matrícula:422369

Disciplina: Psicologia da educação e da aprendizagem

A data da aplicação e/ou observação:30/05/2022

O tema escolhido: Emoções

O presente relatório da disciplina Psicologia da educação e da aprendizagem, referente a pratica da brinquedoteca, onde o tema principal é as emoções, onde  se realizou a temática: Bingo das emoções na qual teve o intuito de Nomear e verbalizar as emoções, ajudando a criança a descrever a sua experiência afetiva, colaborando na descrição do que ela está sentindo, através de gestos e imitações. A atividade foi desenvolvida com alegria pois brincando as crianças fazem as atividades escolares com prazer e adquirem o conhecimento. Ao mesmo tempo em que desenvolveram a inteligência, também evoluiram em fatores como a socialização e a afetividade, portanto, visto que a escola é um local onde as crianças passam grande parte do tempo, seu papel é de fundamental importância no desenvolvimento de habilidades e comportamentos adaptativos e saudáveis, contribuindo assim para a formação de indivíduos muito além do aspecto cognitivo.  

Trabalhar o autoconhecimento nas crianças promove a descoberta de suas limitações e qualidades, e o conhecimento de si reflete em suas emoções e em suas vivências com o meio que pertence. A educação emocional é individual e coletiva, a partir de seu convívio em sociedade, família e escola, as crianças constroem seus aspectos individuais e sua maneira de observar o mundo, e reagir diante dos problemas que surgem. A partir disso, a inteligência emocional deve ser desenvolvida para auxiliar nesse processo, a fim de possibilitar o controle das emoções e o aprimoramento de potencialidades emocionais.

As emoções que são geradas a partir de vivências podem ser positivas, ocasionando: alegria, felicidade e amor, ou negativas causando:, tristeza, magoa e raiva como demonstradas nas figuras apresentadas no bingo das emoções . A partir disso, nota-se que o conhecimento e o autoconhecimento devem ser trabalhados desde cedo nas crianças. No entanto, questões relacionadas a sentimentos não são constantemente aprimoradas nos espaços onde elas convivem, com isso, o público infantil se torna leigo no que se refere as competências: afetivas, solidárias, com controle emocional. O conhecimento eficaz no uso das emoções possibilita a criança o maior controle sobre seus impulsos, preparando-a para sua sociabilidade e por conseguinte tornando-a menos agressiva. Assim, nota-se a importância do ambiente escolar para o desenvolvimento das emoções, pois ele promove a diversidade de interação, desafios no aprendizado, sendo rico e propício para despertar o olhar das crianças e estimular boas práticas de convivência com o meio em que está inserida. Todos os seres têm a capacidade de identificar as emoções consideradas básicas, reconhecendo as características das emoções nos outros através das expressões faciais, que seriam as: alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa. Todas essas emoções fazem parte da vida das pessoas desde sua infância contribuindo para seu desenvolvimento psíquico.  

Nas palavras de Damásio (2004, p. 62) […] “as emoções são um meio natural de avaliar o ambiente que nos rodeia e reagir de forma adaptativa”.

Não temos por que esconder nossas emoções. Elas são nossa própria vida, uma espécie de linguagem na qual expressamos percepções internas; são sensações que ocorrem em resposta a fatores geralmente externos. São fortes, passageiras; intensas, mas não imutáveis. Isto quer dizer que o que hoje nos emociona, poderá amanhã não nos emocionar mais (BOCK, 1999, p. 196).

As emoções e os sentimentos são profundamente pessoais, íntimos e misteriosos, e em sua maioria, difíceis de perceber e expressar. Nem sempre é possível reconhecer e expressá-los no momento em que ocorrem. Importa acolher esta dificuldade e oportunizar momentos de expressão dos sentimentos.

Sendo assim as emoções integram no todo da pessoa para aquisição em termos de habilidades e reconhecimento das capacidades que se manifestam durante toda a vida.

Para Smirnov (1969), as emoções e os sentimentos se desenvolvem e se modificam, são constitutivos da personalidade e permeados por vivências e pela história. O homem deveria ser educado para os sentimentos, no fito de desenvolver um posicionamento ante a realidade e construir novas formas de agir nela, novos sentimentos e uma nova moral: a moral do homem soviético, o sentimento da coletividade e a valorização do trabalho

Atividade Bingo das emoções

[pic 1][pic 2]

Fonte: Giseli de Almeida Pinheiro,2022

Referências utilizadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com