A RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR
Por: Edwigesanches • 29/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 1.155 Visualizações
FP080 - Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar
Atividade prática
Indicações gerais
Nesta atividade deve ser desenvolvida em duplas.
Requisitos formais:
- Extensão: 3 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver-).
- Tipo de letra: Arial.
- Tamanho: 11 pontos.
- Entrelinhas: 1,5.
- Alinhamento: Justificado.
As atividades devem ser realizadas nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).
A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.
Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.
Atividade prática
Descrição da atividade prática a ser realizada:
Nesta disciplina estudamos Princípios que são imprescindíveis para desenvolver a função de Mediadora ou Mediador. Eles são: 1. Sensibilidade, 2. Ética e supremacia dos direitos humanos, 3. Conhecimento básico da Legislação Nacional e do Ministério de Educação, 4. Capacidade comunicativa, 5. Capacidade de escuta, 6. Capacidade de manter sigilo, 7. Criatividade, 8. Estilo cooperativo. Os princípios são premissa fundamental para que o processo de mediação possa ser eficaz, para que possa se desenvolver tanto no sentido da resolução quanto no sentido da ação educativa e transformadora.
Atividades
- Descrevam (hipoteticamente) uma situação de Mediação na qual estejam presentes, no mínimo, três dos princípios estudados.
- Identifiquem (nomear) os Princípios presentes na situação criada por você.
- Elaborem duas frases, a partir da situação de mediação apresentada, que possam ser colocadas (na forma de cartaz) como alerta para a RTC no âmbito escolar.
Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.
Atividade prática
Nomes e sobrenome(s):
Código: FP 080
Curso: Mestrado em Educação - Formação de Professores
Grupo:
Data:
Sumário
INTRODUÇÃO.....................................................................................................05
- OBJETIVO...............................................................................................06
- DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO E MEDIAÇÃO DO CONFLITO................06
- PRINCÍPIOS IDENTIFICADOS NA SITUAÇÃO......................................08
- ANEXOS..................................................................................................09
- REFERÊNCIAS.......................................................................................11
INTRODUÇÃO
Em tempos onde enaltecemos o politicamente correto, acredita-se que o respeito pela opinião alheia e o respeito mútuo serão levados em consideração dentro das escolas, principalmente pais e funcionários, ou até mesmo entre crianças e adolescentes. Mas infelizmente, não é o que vemos. As relações humanas estão cada vez mais tumultuadas. Atos de intolerância e violência verbal e física são cada vez mais comuns quando as pessoas se deparam com opiniões diferentes. Para Pino (2007), “novas são as formas inusitadas e destemidas com que a violência se apresenta atualmente entre nós, com consequências imprevisíveis”.
“Conflitos fazem parte do nosso dia a dia, de nossos cotidianos, no entanto, é necessário e importante que estejamos preparados para poder intervir, resolver e transformar” (FUNIBER 2021. p. 1).
Assim, apresentaremos a seguir uma mediação de conflito que foi necessário a intervenção de autoridades do poder público mediante a situação ocorrida.
- OBJETIVO
Descrever um processo de mediação de um conflito ocorrido entre pais de uma aluna, e os servidores públicos de uma escola municipal.
- DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO E MEDIAÇÃO DO CONFLITO
A situação a seguir, ocorreu em uma escola de educação infantil, no período de volta às aulas, onde o período que o antecede foi o isolamento social devido a pandemia de COVID 19.
A UMEI “Cecília Meireles” está localizada no município de Santa Luzia e possui dois horários de atendimento. As crianças da creche permanecem na escola por 9h e as crianças a partir dos 3 anos, por 4h. A UMEI oferece aos educandos todas as refeições, o cardápio é orientado e balanceado por nutricionistas. Ressaltamos que a UMEI também possui rotina de horário e alimentação pré-estabelecidas para todas as idades.
Antes do início das aulas, a mãe de uma criança de 1 ano e 8 meses, ligou para a escola por duas vezes, a fim de buscar esclarecimentos sobre a rotina, alimentação e funcionamento da escola, sendo orientada, portanto, pelas supervisoras. A mãe relatou uma certa preocupação, já que a alimentação da criança era basicamente de mamadeiras de leite e gostaria que a escola mantivesse esse padrão de alimentação para com a criança. Foi explicado a ela, pelas supervisoras que, a UMEI possui cardápio orientado e balanceado por nutricionistas, que a mamadeira poderia ser enviada, mas somente seria ofertada a criança, caso a mesma rejeitasse as alimentações da escola. Salientaram, que a escola estimula a rotina e autonomia, incentivando as crianças a consumirem a alimentação oferecida pela escola. E assim foi feito desde o primeiro dia que a criança começou a frequentar a escola.
...