TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  29/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 8

FP080 - Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar

Atividade prática

Indicações gerais

Nesta atividade deve ser desenvolvida em duplas.

Requisitos formais:

  • Extensão: 3 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver-).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

As atividades devem ser realizadas nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Atividade prática

Descrição da atividade prática a ser realizada:

Nesta disciplina estudamos Princípios que são imprescindíveis para desenvolver a função de Mediadora ou Mediador. Eles são: 1. Sensibilidade, 2. Ética e supremacia dos direitos humanos, 3. Conhecimento básico da Legislação Nacional e do Ministério de Educação, 4. Capacidade comunicativa, 5. Capacidade de escuta, 6. Capacidade de manter sigilo, 7. Criatividade, 8. Estilo cooperativo. Os princípios são premissa fundamental para que o processo de mediação possa ser eficaz, para que possa se desenvolver tanto no sentido da resolução quanto no sentido da ação educativa e transformadora. 


Atividades        

  1. Descrevam (hipoteticamente) uma situação de Mediação na qual estejam presentes, no mínimo, três dos princípios estudados.
  2. Identifiquem (nomear) os Princípios presentes na situação criada por você.
  3. Elaborem duas frases, a partir da situação de mediação apresentada, que possam ser colocadas (na forma de cartaz) como alerta para a RTC no âmbito escolar.

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Atividade prática

Nomes e sobrenome(s):

Código: FP 080

Curso: Mestrado em Educação - Formação de Professores

Grupo: 

Data:


Sumário

INTRODUÇÃO.....................................................................................................05

  1. OBJETIVO...............................................................................................06
  2.  DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO E MEDIAÇÃO DO CONFLITO................06
  3. PRINCÍPIOS IDENTIFICADOS NA SITUAÇÃO......................................08
  4. ANEXOS..................................................................................................09
  5. REFERÊNCIAS.......................................................................................11

 

 INTRODUÇÃO

Em tempos onde enaltecemos o politicamente correto, acredita-se que o respeito pela opinião alheia e o respeito mútuo serão levados em consideração dentro das escolas, principalmente pais e funcionários, ou até mesmo entre crianças e adolescentes. Mas infelizmente, não é o que vemos. As relações humanas estão cada vez mais tumultuadas. Atos de intolerância e violência verbal e física são cada vez mais comuns quando as pessoas se deparam com opiniões diferentes. Para Pino (2007), “novas são as formas inusitadas e destemidas com que a violência se apresenta atualmente entre nós, com consequências imprevisíveis”.

“Conflitos fazem parte do nosso dia a dia, de nossos cotidianos, no entanto, é necessário e importante que estejamos preparados para poder intervir, resolver e transformar” (FUNIBER 2021. p. 1).

Assim, apresentaremos a seguir uma mediação de conflito que foi necessário a intervenção de autoridades do poder público mediante a situação ocorrida.

  1. OBJETIVO

Descrever um processo de mediação de um conflito ocorrido entre pais de uma aluna, e os servidores públicos de uma escola municipal.

  1. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO E MEDIAÇÃO DO CONFLITO

A situação a seguir, ocorreu em uma escola de educação infantil, no período de volta às aulas, onde o período que o antecede foi o isolamento social devido a pandemia de COVID 19.

A UMEI “Cecília Meireles” está localizada no município de Santa Luzia e possui dois horários de atendimento. As crianças da creche permanecem na escola por 9h e as crianças a partir dos 3 anos, por 4h. A UMEI oferece aos educandos todas as refeições, o cardápio é orientado e balanceado por nutricionistas. Ressaltamos que a UMEI também possui rotina de horário e alimentação pré-estabelecidas para todas as idades.

Antes do início das aulas, a mãe de uma criança de 1 ano e 8 meses, ligou para a escola por duas vezes, a fim de buscar esclarecimentos sobre a rotina, alimentação e funcionamento da escola, sendo orientada, portanto, pelas supervisoras. A mãe relatou uma certa preocupação, já que a alimentação da criança era basicamente de mamadeiras de leite e gostaria que a escola mantivesse esse padrão de alimentação para com a criança. Foi explicado a ela, pelas supervisoras que, a UMEI possui cardápio orientado e balanceado por nutricionistas, que a mamadeira poderia ser enviada, mas somente seria ofertada a criança, caso a mesma rejeitasse as alimentações da escola. Salientaram, que a escola estimula a rotina e autonomia, incentivando as crianças a consumirem a alimentação oferecida pela escola. E assim foi feito desde o primeiro dia que a criança começou a frequentar a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (641.7 Kb)   docx (558 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com