TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução e Transformação de Conflitos no Ambiente Escolar

Por:   •  26/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  1.568 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS:
RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR


ÍNDICE

1.INTRODUÇÃO........................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO...........................................................................4

3. CASO 1................................................................................................4

4.CASO 2.................................................................................................5

5.CASO 3................................................................................................6

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................6

7.REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................7

1.INTRODUÇÃO

No Brasil, observa-se um aumento expressivo dos comportamentos agressivos e violentos em situações de conflito. No âmbito escolar, além de gerar tensões nas relações interpessoais, interferem no processo de ensino-aprendizagem.  Na escola, diariamente, pode-se observar conflitos interpessoais que desencadeiam situações de brigas, agressões, exclusão e violência entre as crianças.  Embora o conflito sempre tenha existido percebe-se tanto um aumento nas situações de agressão verbal e violência física entre os alunos, como a dificuldade de gestores e professores em lidarem com tais situações (Pereira,2018).

Pesquisas mostram ainda que a forma de tratar os conflitos nos ambientes educacionais, normalmente é motivo de preocupação de toda equipe pedagógica, mas em muitas ocasiões utilizam-se de recursos coercitivos para a contenção e para o controle dos comportamentos (Leme, 2003; Tognetta e Vinha, 2007).  Nesse sentido, percebe-se a preocupação das escolas em controlar e conter os alunos, e perde-se as oportunidades e as possibilidades pedagógicas para a aprendizagem em situações de conflito.  Faz-se necessária a compreensão dos conflitos como algo que faz parte do cotidiano humano, que tanto podem desencadear situações de violência, como podem representar um espaço de construção do diálogo, convivência saudável e se tornar um momento oportuno para identificar e trabalhar suas verdadeiras causas.

É importante desenvolver a capacidade de tratar o conflito como elemento que faz parte do cotidiano e da convivência humana e com o qual pode-se aprender muitas coisas sobre si e sobre os outros.

ATIVIDADES PRÁTICAS

Resolva, de forma individual, os três casos que são expostos no documento: RTC-Ambito Escolar Casos (disponível na seção “Materiais de avaliação”, dentro do ícone “Atividades práticas”). A reflexão sobre os temas propostos deve basear-se sempre nos conteúdos e nas leituras da disciplina, sendo complementadas com a experiência pessoal. Em nenhum caso deve fundamentar-se unicamente em vivências pessoais.

2.DESENVOLVIMENTO

3.Caso 1: Isto são maus-tratos entre companheiros?

Resposta:

  • Dois colegas brigam no pátio ao ponto de se machucarem. Já brigaram quatro vezes nas últimas duas semanas.
  1. Isso é claramente mau- trato entre colegas

  • Lara e Nekane não querem ser amigas de Jone, não deixam brincar com elas e falam mal dele á outros colegas inventando coisas.
  1. Pode ser.
  • Os amigos de Ander celebram seu aniversário com as brincadeiras e humilhações de sempre.
  1. Isso é claramente maus-tratos entre colegas.
  • Kepa e Jonh decidiram a não voltar a falar com Urtizi, por te lós entregados ao professor por razão de estarem “colando” na hora do exame.
  1. Isso não é mau trato entre colegas.
  • Um grupo de meninas se insultam constantemente.
  1. Isso é claramente maus-tratos entre colegas.

4.Caso 2: Negociação entre professora e mãe.

Resposta:

Analisando o caso é preciso pontuar que uma criança em um transporte coletivo com colegas de diferentes idades cronológicas, sentando próximos a ela, se sente insegura num ambiente sem referência pois  a monitora que a acomodou no assento, também  não permanece  no ambiente.

Segundo Folger (1997) conflito é a inter relação de pessoas que percebem objetos incompatíveis de interferências mútuas. Diariamente existem conflitos interpessoais nas escolas na relação entre, alunos professores, direção e pais. Eles ocorrem em algumas ocasiões a margem de problemas anteriores como é o caso de Alazne.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (224.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com