A Reflexão Diagnóstico e Estágio por meio de projetos. Elaine Moraes
Por: Elaine1993 • 15/4/2020 • Resenha • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Período: 7° noturno
Disciplina: Práticas de Ensino II
Docente: Rosenilde Nogueira Paniago
Discente: Elaine Santos Moraes
O papel do diagnóstico escolar e a importância de se executar o estágio por meio de projetos no Estágio Supervisionado.
O que é diagnóstico? Bom, ao se procurar pelo significado desta palavra pode-se observar que a mesma é relativa a diagnose, que por sua vez é um nome feminino utilizada comumente como termo médico, sendo ela empregada a determinação de alguma enfermidade a partir de informações obtidas através do paciente, ou através de sinais e sintomas do mesmo e a partir de resultados de exames. Apesar do seu comum uso na medicina, o diagnóstico pode ser facilmente empregado em demais áreas da vida social, como na sala de aula. Assim como na medicina, o corpo docente vai ser o responsável por receber as queixas dos alunos sobre suas dificuldades, cabe também a eles observar os sinais emitidos e os sintomas apresentados pelos alunos, pode-se até mesmo utilizar de exames para verificar-se com exatidão, quais os possíveis problemas apresentados pela turma como um todo e pelos alunos individualmente. Ao aluno dos cursos de formação de professores, cabe observar não somente os alunos, mais toda a estrutura escolar, bem como dependências escolar e qual o impacto dela na vida da comunidade, diretoria e modo como conduz o ambiente, professores notando como atuam sobre a vida dos alunos e alunos verificando como estes recebem tudo isto da comunidade escolar.
O diagnóstico é uma ferramenta chave na vida do professor, e desde o estágio supervisionado é possível observar essa importância, sendo o diagnóstico uma atividade realizada com frequência. De acordo com Pimenta e Lima (2009) o diagnóstico no estágio apesar de ser frequentemente utilizado, não é claramente compreendido pelo estagiário o seu objetivo e sentido, o que faz com que este seja encarado apenas como um requisito a ser cumprido nesta etapa. “O diagnóstico não se limita a uma visão inicial, mas se realiza como processo permanente de identificação de necessidades e possibilidades que permitam rever ou reafirmar as opções” (PIMENTA E LIMA, 2009), então, ainda que para o estagiário seja um processo necessário para cumprir no seu estágio, o diagnóstico vai acompanhar este futuro professor ao longo de sua carreira docente, pois o diagnóstico ele faz parte do planejamento, e não é um processo voltado apenas para ver o que precisa ser melhorado, mas serve também como meio de perpetuar e repetir em outros lugares, processos de sucesso que já estão sendo executados em algumas escolas.
“Para a realização do diagnóstico, é importante que os estagiários sejam orientados para observarem de forma investigativa os diversos aspectos singulares e complexos que permeiam o ambiente escolar e sobre a forma como desenvolver o diagnóstico” (PANIAGO e NUNES, 2019). O estágio é o momento onde o aluno do curso de formação de professores vai se aproximar da realidade da sala de aula, sendo ele o professor desta vez, e para conseguir realizar este diagnóstico com sucesso, o estagiário precisa mergulhar no ambiente escolar, ignorar quaisquer dados previamente obtidos, a fim de, conhecer a realidade do ambiente, o modo como aquela comunidade interage entre si, para isso é necessário, um olhar sensível aos detalhes que se escondem nos corredores, pátios e salas de aula. Tudo isso, visa melhorar o convívio dos alunos, conhecer a realidade individual e da comunidade, bem como possíveis dificuldades de aprendizagem ou de convivência, respeitar as diferenças de cada aluno e verificar atitudes a serem tomadas para auxiliar no crescimento exponencial da comunidade escolar.
Para Paniago e Nunes (2019), é de suma importância que compreenda-se que o diagnóstico é algo constante, uma técnica utilizada para observar e coletar dados de forma contínua no ambiente estudantil, permitindo deste modo que ações de intervenção sejam tomadas. A partir dessa coleta de dados o estagiário pode então montar a sua intervenção a partir de projetos, executando assim o seu estágio por meio de projetos. O estágio através de projetos permite ao aluno desenvolver atitudes que lhes permita obter um bom desenvolvimento em sua vida profissional futura.
...