A Relação entre Família e Escola no Desempenho Acadêmico do Aluno
Por: Joao Martins • 30/10/2022 • Projeto de pesquisa • 864 Palavras (4 Páginas) • 122 Visualizações
Relação entre Família e Escola no Desempenho Acadêmico do Aluno
Fabrícia Meneghini Martins - RA 2005817
Karla Keite Santos Luviseto - RA 2044457
Layla Mariano - RA 2099668
Maressa Pinheiro da Silva S. - RA 201797
Mauriceia Costa de Souza - RA 1870781
Patrícia Aparecida Armani - RA 2054857
Polo: Objetivo – Itapira/SP
Tema:
A interação família e escola se faz necessário para que ambas conheçam as realidades e construam coletivamente uma relação de diálogo, buscando meios para que se concretize essa parceria, apesar de todas as dificuldades. O diálogo promove uma maior aproximação e pode ser o começo de uma grande mudança no relacionamento entre a Família e a Escola no Desenvolvimento Acadêmico do Aluno.
Público Alvo:
Professores do 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, Supervisores e Coordenadores.
Objetivo:
O objetivo é refletir sobre a importância de uma boa relação entre família e a escola. A escola deve também exercer sua função educativa junto aos pais, discutindo, informando e orientando sobre os mais variados assuntos, para que em conjunto escola e família possam proporcionar um bom desempenho acadêmico, escolar e social às crianças. No ambiente escolar para o processo de ensino e aprendizagem das crianças, esta relação é indispensável para rendimento escolar dos alunos. A proposta de orientação tem como propósito levar os pais ou responsáveis para mais de perto da vida escolar de seus filhos, garantindo tudo o que se refere a esse assunto através de reuniões motivadoras despertando o interesse de todos. Essas reuniões permitem às famílias compreenderem a necessidade de estimularem os filhos, incentivando os alunos, a compreenderem que não precisam esperar serem chamados para comparecerem a escola e que incentivando os filhos a fazerem o dever de casa estão favorecendo o bom desempenho escolar e acadêmico dos indivíduos.
Percurso Metodológico:
Estabeleceremos reuniões visando a prática de diálogos frequentes, assim fortalecendo a segurança e confiança do aluno, a importância da orientação em atividades do dia a dia e nos desafios que o estudante possa encontrar, mostrando que a família e a escola desenvolve a autoestima, confiança, emoções e vínculos.
Situação Problema:
O distanciamento familiar na escola tem gerado perdas de ambas as partes, isso porque a cumplicidade e a responsabilidade devem estar divididas na sua proporção para que o sucesso seja real. Vemos uma frequência cada vez menor dos pais nas reuniões da escola, nas visitas que deveriam ser feitas, no diálogo com o corpo docente e direção escolar. Envolver a família na construção do PPP da escola é de suma importância.
Justificativa:
Notamos a importância da família no ambiente escolar, pois sabemos que ela é a primeira instituição influenciadora para o aluno. Com certeza isso fará um grande diferencial a vida escolar deles, pois os filhos percebem a presença e o amparo dos pais, de certa forma quando os pais veem o desenvolvimento pedagógico do seu filho isso também os atraem ao ambiente escolar.
Cronograma:
Gincana pais (ou responsáveis) e filhos: a gincana pode ser desenvolvida ao longo de semanas, ou mesmo do ano todo. Podem ser arrecadados materiais, realizadas atividades e ações sociais, promovidas disputas sadias entre as famílias.
Atividades de artes: Fora todo o conteúdo que oferecemos na sala de aula para o aluno, optamos em elaborar distintas e objetivas atividades de interatividade lúdicas, onde o aluno irá desenvolver e criar objetos com a sua família em casa, o uso de materiais recicláveis é indispensável, iremos trabalhar com garrafas pets, jornais, revistas, papelão, entre outros... criaremos juntos presentes a serem oferecidos em datas comemorativas, material para serem expostos na feira de artes, maquetes e até brinquedos.. na tentativa de criar um ambiente propício para que a criança possa se expressar e interagir.
...