Quais propostas podem ser apresentadas em escolas com grupos de alunos delinquentes?
Por: Caroline Bueno • 17/4/2017 • Projeto de pesquisa • 324 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
Quais propostas podem ser apresentadas em escolas com grupos de alunos delinquentes?
Resposta: Primeiramente devemos capacitar melhor nossos profissionais, os mesmos necessitam estar preparados para as adversidades que podem surgir. Hoje vivemos outros tempos, portanto é necessário que o mesmo esteja atualizado para que possa acompanhar as mudanças no cotidiano escolar e social e também ter consciência que uma proposta de intervenção deve ser para a melhoria do indivíduo, que a aplicação da mesma independente de qual seja, deve prevalecer o caráter sócio pedagógico que não visa somente punição ou retribuição, mais sim a recuperação do aluno para evitarmos casos de reincidência.
Devemos também estimular a confiança do aluno no educador, já ouviu falar que quando gostamos do professor também passamos a gostar da matéria? É isso, conseguindo quebrar a distância que existe entre ambos fica mais fácil do profissional conhecer o aluno, saber de suas dificuldades, anseios, situações que passa em casa de violência, fome, higiene entre tantas outras. A partir deste maior contato é possível que o profissional elabore intervenções, dinâmicas de grupo voltadas para o aluno que deseja ajudar.
São diversas as dinâmicas que podemos usar, segue exemplos: Se em um determinado espaço de tempo não houver brigas ou a diminuição das mesmas for bem considerável haverá uma recompensa de acordo com o que a maioria gosta, sendo desde lazer, esportes e passeios a presentes. Ou então pode ser realizado oficinas de emprego, onde especialize e prepare o jovem para o mercado de trabalho, o ajudando na busca de um emprego. Pode ser oferecido também bolsas incentivo, ou seja, uma ajuda financeira para os jovens que desejam cursar o ensino superior. É importante também que haja grupos de apoio para os pais destes alunos. O propósito da medida socioeducativa deve ser possibilitar ao adolescente um despertar para sua a responsabilidade social, proporcionando-lhe um novo projeto de vida que o liberte muitas vezes do crime, violência e da marginalização, através de sua reeducação social.
...