TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Critica

Por:   •  6/6/2023  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Mary rangel vem nos dizer que a mediação atuando diretamente com os pais alunos e professoras da supervisão e orientação educacional tem que ser feita de forma conjunta com um único objetivo: A aprendizagem.

 Também fala sobre a valorização do PPP e que é necessário considerar a escola no seu ”tempo – espaço” pois onde e quando os problemas surgirem precisam da intervenção de cada um dos seus setores e serviços.

Todos que estão assumindo a escola estarão atuando de forma conjunta em favor da aprendizagem que é o elo das iniciativas de supervisão e orientação educacional.

Não se deve separar a ação pedagógica de supervisores e orientadores educacionais os professores, da sua ação com os alunos. A ação é integrada em favor do proposito fundamental da escola assimilação e reconstrução do conhecimento.

A aprendizagem é compromisso de todos os setores e é o que une, dá sentido e qualidade ao trabalho e ao projeto da instituição

 

Ao citar diversos autores, Mary cita o resultado de pesquisa do livro Orientação educacional: Uma experiência de desenvolvimento  de Ribeiro, Andrade e Pinto no qual foi demonstrado que o redirecionamento do trabalho da orientação educacional com os professores trouxe avanços importantes ao processo didático pedagógico.

Já nas pesquisas de Luck, o proposito comum é de que o aluno aprenda e que a escola possa garantir esse direito e que a supervisão e a orientação educacional podem e devem atuar com os professores e alunos.

 

Ressalta também que o orientador educacional com sua ação mediadora, ao receber um problema de pais e alunos diz respeito ao professor, deve examinar com o professor em confiança e com esse encaminhamento, professores e pais poderão se encontrar para o diálogo e aproximação educacional.

 

A supervisão e orientação educacional tem muitos projetos em comuns para aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem como formação continuada, realizações de encontros com os pais entre outros.

 No segundo momento, ela vem dizer sobre as especificidades da supervisão pedagógica e da orientação educacional

Supervisão não é sinônimo de superioridade hierárquica ou condição de chefia mas apenas uma percepção mais ampla dos fatores e práticas educativas. Ele pode contribuir para a integração de programas, métodos e procedimentos de ensino aprendizagem  auxiliando nos estudos, o diálogo e aproximações.

A orientação educacional também tem uma visão ampla, por isso, a ação do orientador não se limita a atendimentos individuais aos alunos ou a adaptações de conduta, mas assume as práticas que atendem os apelos e fatores da relação entre escola, conhecimento e sociedade.

O orientador educacional precisa superar a função limitada de aconselhar ou condicionar alunos no intuito de comportarem-se para assumir o papel de estimular a reflexão e o estudo.

A Parceria de supervisores e orientadores que atendendo pais, alunos e professores acolhem suas questões, compreende seu contexto de vida, seus interesses e suas necessidades para uma melhor qualidade social e pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com