A Resenha do Livro
Por: grazyellerp • 6/6/2023 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
Referência: SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pessôa de. Escrever o espaço. In: ______. Sujeito, tempo e espaço ficcionais. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 78-93.
Resumo:
Dento do capítulo, escrever o espaço, O autor nos mostra uma forma de conceber o espaço e tempo que vão acabar servindo de esteio para construção das dinâmicas espaciais e temporais da narrativa, elas derivam de uma variedade de corpos e eventos que mostra uma reflexão a respeito do espaço e tempo. No primeiro parágrafo fala: “a imensa variedade de corpos e eventos que nos envolve gera as nações de espaço e tempo fundamental entrelaçadas em nossas formas de conhecimento do mundo” ele nos mostra também uma perspectiva que leva uma visão determinista do espaço; como o componente físico, paisagem interiores, objeto, o desenrolar das ações das personagens, mostra a marcação geográfica e uma indicação social.
Nos faz observar, uma perspectiva sobre as configurações sociais que é chamado de espaço social, um bom exemplo do espaço social que o autor nos dá é o livro; O cortiço, onde mostra a ambientação, coloca como foco de suas observações o que são os vícios e deformações da sociedade que estão ali representados. A dinâmica que se estabelece entre os moradores do cortiço ocupa o ambiente físico tempo e espaço. Mostra também o espaço psicológico na trama do livro a paixão segundo GH, que mostra a trama dos personagens pelo íntimo.
Os autores nos mostram as descobertas da física moderna, que gera uma possibilidade de outra dimensão, a do tempo espaço onde possa se a pensar que o espaço e tempo estão unidos de maneira indissociável.
...