A Segunda Licenciatura- Pedagogia – Gestão Educacional
Por: Laiz Menani • 12/1/2022 • Resenha • 983 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Laiz Menani Simões – Segunda Licenciatura- Pedagogia – Gestão Educacional
Os gestores escolares são aqueles que têm como principal tarefa liderar a escola, seu principal objetivo é aprendizagem significativa dos seus alunos.
Existe uma diferença entre gerenciar e geri e gerenciar é cuidar para que os processos funcionem, cuidar para que as pessoas façam que devem fazer enquanto gerir é a gerenciar e aperfeiçoar os processos para gerenciar e desenvolver pessoas.
Existem três níveis de gestão: gestão da escola como um todo, gestão pedagógica e exige a gestão da sala de aula. O dia todo esses três níveis de gestão estão acontecendo dentro da escola.
Quando falamos de gestão escolar falamos de três subprocessos, os quais o gestor escolar deve cuidar, que são: gestão dos recursos, gestão de processos e a gestão das pessoas.
Na gestão de recursos encontramos a gestão e consumo de materiais, tais como papel, lápis, caneta, giz , recursos tecnológicos, tanto quanto sua manutenção e funcionamento e os recursos pedagógicos necessários para que as aulas aconteçam bem.
Na gestão de processos, cabe ao gestor olhar para todos os processos que acontecem na escola e verificar se eles são feitos de forma objetiva ou se tem processo dando volta, passando por setor que não precisa passar. É importante que todo mundo na escola saiba e conheça os processos de todo mundo. É necessário que todos entendam como é que se dá cada um dos processos, a medida que todos conhecem o processo de todos a comunicação melhora e os processos são facilitados.
Na gestão de pessoas, o gestor busca integrar as pessoas do grupo escolar, tendo a preocupação de que as pessoas se conheçam, se integram e se apoiem naquilo. Cabe também ao gestor supervisionar o que elas estão fazendo, olhar numa visão superior, de uma visão de quem tá olhando de cima, para poder ver se o resultado está sendo esperado, assessorar quando necessário e motivar.
A gestão pedagógica também se subdivide em três subprocessos: a gestão do currículo, a gestão da ação docente e a gestão de resultados.
Na gestão do currículo compreende o que estamos ensinando na escola, assim com o projeto político pedagógico, que é onde o currículo fica ritmado, com toda a comunidade tendo espaço para discutir a validade daquilo que está sendo ensinado, a forma que está sendo ensinado.
A gestão da ação docente pressupõe que se faça um planejamento para desenvolver os seus professores.
Ultimamente as avaliações externas estão cada vez mais frequentes e os resultados das Provas Brasil, do ENEM, criam indicadores para poder saber que turma estão mais avançadas ou não, afim de acompanhar esses números, é o que chamamos de gestão de resultados.
E quando se fala de gestão de sala de aula, nós falamos de gestão da aprendizagem, gestão da conduta e gestão da interação cultural.
O gestor da sala de aula é o professor logo ele tem que se preocupar com esses três subprocessos.
Na gestão da aprendizagem, o professor tem que ser competente para planejar, fazer a mediação da aprendizagem para avaliar essa aprendizagem e para reforçar essa aprendizagem, quando ele perceber pelos resultados da avaliação, que tem necessidade.
Na gestão da conduta, ele tem que ter competências e habilidades para não impor regras para, mas para construir regras de preferência junto com seus alunos. Fazer contratos, organizar assembleias de sala de aula, são atividades muito interessante e os alunos participam ativamente das definições do que pode e o que não pode, do que deve e do que não deve.
A gestão da interação cultural, o professor precisa ser alguém no mesmo mundo cultural dos alunos, ele precisa entender e falar uma linguagem que os alunos entendam. O professor precisa compreender os costumes dos alunos, levar esses costumes em conta, as suas crenças, visão de mundo.
Logo a gestão escolar com certeza não é uma atividade simples, é preciso que os gestores da escola estejam atentos a essa necessidade de integração de processos e subprocessos.
O projeto de gestão escolar é um documento que envolve todas as informações necessárias para o funcionamento de uma escola. Em outras palavras, para administrar as ações desenvolvidas instituição, é necessário criar um planejamento estratégico.
...