A Sociedade dos Poetas Mortos
Por: Flavia Souza • 12/10/2021 • Resenha • 742 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Reflexão Sobre o filme: Sociedade dos Poetas Mortos.
Carpe Diem
O filme Sociedade dos Poetas Mortos relata a história de um internato masculino chamado Welton. Esse era considerado o melhor internato do país e tendo como finalidade a educação tradicional, baseada nos quatro pilares: Tradição, Honra, Disciplina e Excelência. A escola de rapazes adota uma postura de autoridade e rigidez perante seus alunos, mediante uma pedagogia tradicional clássica e arcaica, que adota como métodos de ensino-aprendizagem a repetição, a memorização, o excesso de exercícios e a punição física e moral para educar os rapazes da sociedade elitista da época.
Robin Willians interpreta um professor de literatura apaixonado por poesia que ensinará a sua turma não só a valorizar a arte e as letras, mas a valorizar a vida e a experiência de estar vivo. Keating estimula o pensamento crítico e autônomo dos jovens e os ajuda a enxergar o mundo de um ponto de vista diferente, perseguindo suas paixões e assumindo as rédeas das próprias vidas.
Dessa forma, tenta acabar com a passividade frente a um sistema autoritário que não permite que reflitam sobre suas trajetórias e desejos o filme usa a literatura e filosofia para mostrar qual o verdadeiro sentido da vida.
Além disso, a partir da temática do carpe diem, o professor desperta nos alunos a vontade de se descobrirem e aproveitarem a vida.
O filme pode ser explorado por diversos aspectos através da arte, cinema, poesia, literatura.
A poesia e a literatura, aos poucos, ajudam esses jovens a entender suas vontades e aptidões de uma maneira natural.
Além disso, a arte também os faz enxergar criticamente os problemas da realidade em que estão inseridos. Os valores conservadores da escola e de suas famílias já não têm mais espaço para se perpetuar.
O que mais despertou a minha atenção foi incentivo que o professor Keating dá aos alunos sobre o pensamento autônomo, que estava perdendo força nesse cenário repleto de imposições e restrições, diferente do que a escola propunha aos alunos de formulas e decorebas o professor os encorajava a pensar a olhar as coisas constantemente de formas diferentes. A escola é o espaço ideal para que os jovens possam se posicionar a partir do que é apresentado e desenvolver seus pensamentos a partir do que acreditam.
Nesse contexto, a partir do momento que o professor expressa suas convicções, deve ficar a critério do aluno concordar ou discordar do que foi exposto.
Também não posso deixar de mencionar algo claro no enredo do filme é que a sociedade apresentada não incentiva a liberdade dos jovens, onde os pais os escolhem as profissões a qual acham ser mais lucrativas e obrigam seus filhos a serem os melhores. Isto fica claro com o personagem Neil Perry que ama a dramatização o qual tem seu pai totalmente contra e acaba cometendo suicídio por não saber lidar e resolver a questão junto aos seus familiares.
Nesta parte também observei o quanto a figura feminina é desvalorizada, sem voz, uma figura apática a tudo que está acontecendo em sua volta, isso fica claro com a mãe do personagem Neil.
E para finalizar algumas lições aprendidas com o filme Sociedade dos Poetas Mortos:
- Aproveita o dia / Carpe Diem
- A mudança começa dentro de cada um
- Faça o que te deixa feliz
- Mude o ângulo e veja por si mesmo.
Ficha Técnica:
Título Sociedade dos Poetas Mortos
Ano 1989
Direção Peter Weir
...