A Utilização do Folclore como ferramenta para a integração
Por: Ana Paula Nascimento • 1/3/2018 • Trabalho acadêmico • 5.777 Palavras (24 Páginas) • 165 Visualizações
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
A utilização do Folclore como ferramenta para a integração
Ana Paula da Silva Nascimento
Prof. Rosane Edmaig Arruda Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 1176) – Seminário Interdisciplinar III
08/11/2015
RESUMO
O presente artigo compreende um estudo que pretende mostrar uma maneira de tratar da diversidade dentro da escola, utilizando uma das culturas mais diversas do mundo, que é o folclore do Brasil, que sendo tão plural como é, nos mostra que a essência de nosso povo é a diversidade. Escolhemos duas manifestações culturais de nosso folclore para utilizarmos como exemplo neste trabalho: a literatura de cordel, que com sua maneira poética e debochada, traz alegria e conscientização aos seus leitores, além disso, é de baixo custo de produção e acessível a todos, e os folguedos populares, que além de integrarem artes plásticas, música, dança e teatro, quase sempre tem uma diversidade racial e de gênero muito grande entre seus personagens, mostrando assim a diversidade de nossa nação.
Palavras-chave: Diversidade; Comunidade; Educação; Folclore; Integração; Poesia popular; Folhetos; Música Folclórica; Folguedos.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a utilização de ferramentas lúdicas com a inserção de elementos de nosso folclore no ambiente escolar para tratar de temas que geralmente não são fáceis de serem abordados de maneira confortável pelo professor. O nosso folclore por si só já traz em si em seus folguedos várias questões de cunho racial e trata quase sempre da pluralidade e multiculturalidade de nosso povo, que sendo assim tão miscigenado como é, não deve haver espaço para preconceitos e segregações de qualquer espécie.
Neste caso a função básica do folclore na escola é mostrar que se somos um povo feito de tantas etnias, tantas raças, vindas de tantos países, e morando em regiões tão diferentes, com uma cultura tão rica; que o preconceito contra qualquer coisa que seja, não cabe dentro de nossa sociedade.
A utilização do folclore nas escolas se concentra quase sempre na utilização de lendas, e esquece de todo o resto que temos em nossa sabedoria popular, o que julgamos mais importante e quase sempre é deixado de lado, são os folguedos populares, em que cada qual tem toda uma gama de personagens, ritmos, instrumentos musicais e danças únicas, que na maioria das vezes tem um enredo que se foca em lutas populares e sociais tendo muito a acrescentar na vida dos jovens. Tradição é algo ou uma experiência, que vem do passado e vai para o futuro, e a utilização do folclore em sala de aula nas ultimas décadas tem se resumido as lendas como Saci, Boitatá, etc. e boa parte da nossa tradição está sendo ignorada pelas ultimas gerações e cabe a próxima geração de professores carregar a nossa rica tradição para o futuro.
...