TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre a análise e a avaliação no processo de aprendizagem

Artigo: A diferença entre a análise e a avaliação no processo de aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação

A avaliação é uma parte imprescindível para o processo de ensino aprendizagem, pois ela comunica e demonstra ao professor se o aluno realmente aprendeu, e o que ele aprendeu no processo de ensino, e também o que o professor deve mudar para que o aluno chegue à aprendizagem significativa. Infelizmente, o que percebermos é que na maioria dos casos, não há avaliação ou esta é confundida com o processo de examinar, mensurar, aferir valor ou comprovar habilidades ou competências.

Existe uma grande diferença entre examinar e avaliar. O processo de examinar tem como objetivo a classificação do aluno geralmente em “aprovado ou reprovado”, mensurando e taxando os educando através de uma nota. Este tipo de avaliação geralmente é vista como uma forma tirânica que traz medo, preocupação e ansiedade aos estudantes, além de não provocar neles um desejo real de melhorar e aprender, mas apenas a necessidade constante de tirar uma nota que os aprove. Neste processo, não é importante que os alunos aprendam com qualidade, sendo apenas uma forma de demonstrar e diferenciar os que aprenderam dos que não aprenderam, para serem classificados.

Em contraposição o processo de avaliar, é a investigação da qualidade de desempenho dos estudantes buscando uma intervenção para uma reorientação e conseqüente melhoria do ensino. Avaliar é uma atitude solidária ao aluno porque busca uma aprendizagem mais satisfatória e que se desenvolva da melhor forma possível. É um ato inclusivo, posto que não exclua, e sim diagnostica para incluir.

A avaliação vai além da investigação daquilo que se conseguiu absorver durante o período de estudos, ela dá condições e oferece informações ao professor sobre onde o processo de ensino tem falhado e o que deve ser modificado na metodologia de ensino, posto que o ensinar é uma ação e como tal deve dar como resposta uma reação positiva de aproveitamento dos alunos. Isso demonstra que não apenas o aluno é responsável pelo que aprendeu ou deixou de aprender, mas também que o professor tem uma responsabilidade fundamental neste processo e como tal deve assumir seu papel não apenas como um professor, mas como um verdadeiro educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com