A importância da Literatura na Educação infantil
Por: Cantarutti • 12/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 473 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
TELMA HELNA CANTARUTTI
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“A Importancia da Literatura infantil”
[pic 3]
Contagem
2015
TELMA HELENA CANTARUTTI
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“A Importancia da Literatura Infantil”
Trabalho interdisciplinarindividual apresentado no 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof. Raquel Corrêa Lemos
Prof. Keila Tatian Boni
Prof. Maurilio Cristiano Batista Bergamo
Prof. Marlizeti Bonafini Steinie
Prof. Rosely Montagnini
Contagem
2015
INTRODUÇÃO
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O trabalho realizado tem por objetivo, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Diante disso, a professora busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura da escrita e da matemática entre outros, e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Este trabalho visa enfocar toda a importância que a literatura infantil possui, ou seja, que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessárias ao ato de ler.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja, carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
Neste sentido, quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de ela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
Vou trabalhar com crianças da educação infantil, na faixa etária de 4 á 5 anos, com o livro “Quem vai ficar com o pêssego”? dos autores Yoon Ah-Hae e Yang Hye-Won da coleção Tan Tan. E mostrar que a partir da história contada, podemos trabalhar diversos conceitos como, matemática, ludicidade, alfabetização e natureza da sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis desde de cedo. Então a partir desse processo vemos a importância da leitura como método de aprendizado.
Com a literatura infantil, os professores devem explorar a função educacional do texto literário: por meio da seleção e análise de livros infantis; do desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem; do trabalho com projetos de literatura infantil em sala de aula, utilizando as histórias infantis como caminho para o ensino multidisciplinar. Estratégias para o uso de textos infantis no aprendizado da matemática, ludicidade, alfabetização ou natureza e sociedade também são exploradas com o intuito final de promover um ensino de qualidade, prazeroso e direcionado à criança.
Na história do livro Quem vai ficar com o pêssego, na qual irei trabalhar com as crianças da educação infantil de 4 e 5 anos, os animais encontram um grande pêssego, maduro que tinha um cheiro muito gostoso e parecia delicioso.
[pic 4]
Todos ficaram com muita água na boca: a girafa, o crocodilo, o rinoceronte, o macaco, o coelho e a lagarta.
Mas quem vai ficar com o pêssego? Cada um deles tem uma ideia diferente para decidir esta questão! Usando critérios de comparação de altura de peso e outros parâmetros inusitados, os personagens ensinam os leitores como colocar as coisas em ordem crescente ou decrescente.
...