A importância da Reunião de Pais
Por: reehmoraes1991 • 10/11/2015 • Seminário • 447 Palavras (2 Páginas) • 251 Visualizações
“A IMPORTÂNCIA DA REUNIÃO DE PAIS PARA O FORTALECIMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA”
INTRODUÇÃO:
Considerando que a Reunião de Pais não é um mero evento protocolar, a escola objetivou propiciar aos responsáveis pelos alunos uma reunião onde fossem compartilhados interesses e ações que beneficiassem o rendimento dos alunos. Estabeleceu assim uma relação de parceria entre escola e comunidade, fortalecendo a confiança e a cooperação entre todos os envolvidos no processo educativo.
OBJETIVOS:
Fortalecer o vínculo entre escola e família e propiciar um trabalho em parceria com cada um desempenhando o seu papel, visando o desenvolvimento integral do aluno, de modo que este se sinta seguro e amparado.
METODOLOGIA:
Reuniões bimestrais com mudança na recepção dos pais do ciclo I e II, objetivando uma maior participação destes nas questões da escola.
Antes dos pais serem recebidos pelos professores de seus filhos, a equipe gestora os acolhe com um adorável café de boas vindas e nesse momento acontece um diálogo informal entre todos os envolvidos favorecendo o levantamento de informações que podem ser úteis na organização da rotina escolar.
Em seguida os pais são direcionados para a sala de aula do seu filho, sendo recebidos por seus professores.
A reunião é planejada pelos professores e equipe gestora, com ações que favoreçam o entendimento dos pais em relação aos propósitos da escola para com seus filhos.
Os pais que necessitam de um atendimento individualizado para tratar de assuntos específicos sobre seu filho têm garantido um momento particular com o professor.
RESULTADOS:
Iniciamos este novo modelo de reunião a partir do final de 2011. Portanto, ainda estamos em processo de implantação, mas desde que adotamos esta configuração democrática e socializadora nas reuniões de pais, podemos constatar o aumento significativo da participação dos responsáveis e uma melhora na qualidade do atendimento pedagógico por parte dos professores para com seus alunos no cotidiano escolar.
Os pais também têm se sentido mais seguros em relação à escola e mais confiantes no desenvolvimento dos seus filhos.
Essa relação harmônica de ambas as partes só veio contribuir para o melhor desempenho escolar dos alunos e elevar a autoestima de todos os envolvidos neste processo pedagógico.
CONCLUSÃO:
Uma reunião preparada com antecedência, onde o objetivo crucial é estabelecer uma relação de parceria junto ás famílias, vínculos essenciais para o bom desenvolvimento pedagógico dos seus alunos, compartilhamento de ideias favorece um tratado pedagógico onde há um respeito mútuo entre todos os envolvidos, garantindo segurança e confiança no trabalho desenvolvido pela Unidade Escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
NOGUEIRA, M.A.; ROMANELLI, G. ZAGO, N (ORGS). Família e Escola: Trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MACEDO, L. Apresentação In: ALTHUON, B.; ESSLE, C.; STOEBER, I.S. Reunião de Pais: Sofrimento ou prazer? . São Paulo. Casa do Psicólogo, 1996.
...