A importância da leitura e da produção de textos na atuação profissional.
Por: zunaike • 1/9/2015 • Projeto de pesquisa • 413 Palavras (2 Páginas) • 718 Visualizações
A importância da leitura e da produção de textos na atuação profissional.
Autores:
Silvana Lopes da Silva
Ana Paula Etiene Luz
Giselly Sandy Passos lenzy
Flavia Nascimento Oliveira Araujo
A leitura e a escrita exercem papéis fundamentais sobre as nossas vidas e principalmente sobre nosso desenvolvimento social e crítico dos fatores cotidianos, pois o contato diário com a leitura o leitor / escritor pode construir uma visão crítica da realidade e percebemos que através da leitura pode-se não só escrever melhor como também tornar um ser mais sociável. Na formação profissional essa prática é de fundamental importância, as habilidades de ler e escrever bem têm sido cada vez mais exigidos no mercado de trabalho. Assim percebe-se o quanto é essencial o saber falar, ler e escrever corretamente.
As exigências do mercado de trabalho são a cada dia uma grande preocupação para quem está desempregado. Para os que desejam manter-se em seus em seus empregos a busca de aperfeiçoamentos e capacitações tem se tornado uma constante no cotidiano. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde o intercambio entre as pessoas exige capacidades de comunicação que visam uma maior interação nas relações entre sujeitos, saber se comunicar bem tem sido um pré-requisito imprescindível para todo e qualquer profissional, em qualquer área. É preciso saber falar bem, de forma clara e objetiva, mas não apenas falar bem no sentido de ser eloquente: o mercado exige que se fale e escreva corretamente. E isso remete sem duvida alguma, ao domínio da língua portuguesa. Pense em um profissional altamente qualificado, com muitos cursos e qualificações, mas que não sabe ressaltar seus conhecimentos no momento da entrevista.
É preciso compreender que não basta apenas o português que se aprende na escola, mas também a qualificação e o domínio de uma língua, que, por muitos, é mal vista. E a área de atuação do profissional independe, pois investir em você mesmo é investir em uma imagem profissional de alguém que realmente dedica-se as suas tarefas e que tem capacidade de desenvolvê-las com a primazia que merecem, além do que reflete coerência de ideias e clareza de pensamentos.
A capacidade de se comunicar, seja ela por domínio da linguagem falada ou escrita, sempre trará benefícios na formação profissional do sujeito. O profissional que domina a forma culta da língua portuguesa, e é apto a escrever e ler corretamente estará sempre à frente, tendo um diferencial em seu perfil profissional. Falar e escrever bem gera admiração, apreço e projeta uma boa imagem, consequentemente adquire-se mais crédito e oportunidades.
REFERENCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=hGlkDKYQ3Xk
http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/leitura-e-escrita-pratica-essencial-na-formacao-de-cidadaos
http://www.gazetadebeirute.com/2012/09/a-importancia-da-lingua-portuguesa
...