A importância do coordenador pedagógico
Por: karlinha0906 • 17/11/2015 • Relatório de pesquisa • 322 Palavras (2 Páginas) • 541 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESTE PAPEL
As escolas da atualidade buscam, espelhando-se nos valores pregados pela sociedade contemporânea, atingir resultados melhores e a competitividade entre as instituições reina abertamente através da equipe gestora da escola. Uma das peças principais para o desenvolvimento do sucesso ou fracasso escolar de uma instituição é o coordenador pedagógico, já que é ele quem deve zelar pela aprendizagem dos alunos e melhoria dos níveis de ensino, buscando encontrar parcerias, formar os docentes e ser um constante pesquisador. Cabe ao coordenador pedagógico, juntamente com todos os outros educadores, exercer o “ofício de coordenar para educar” no sentido de possibilitar trocas e dinâmicas da própria essência da aprendizagem: aprender a aprender e junto com. Esta essência se concebe como formação continuada dos educadores.
A figura do coordenador pedagógico tem a função de auxiliar os professores no enriquecimento das práticas pedagógicas a partir da análise dos dados obtidos sobre cada turma e da elaboração de intervenções pedagógicas significativas que sejam eficazes no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Além disso, o coordenador tem o poder de conhecer as técnicas e estratégias dos docentes que trabalham na escola e pode realizar trocas de experiências de forma indireta garantindo assim, a construção de uma rede de conhecimentos dentro da instituição.
O coordenador pedagógico precisa despir-se d posicionamento predominantemente autocrático para possibilitar o desenvolvimento de um clima em que todos contribuam com ideias, críticas e encaminhamentos, pois a gestão e participação pedagógica pressupõe uma educação democrática que se assenta nas dimensões de ouvir, sugestionar em benefício coletivo, revisitar posicionamentos e primar pela análise e desdobramento do que é imprescindível para o processo de ensino-aprendizagem discente, da formação do professor e das metas que a escola se propõe em determinada situação ou realidade escolar.
...