A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição
Por: Josilene Marcia • 18/5/2024 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
Nome: Josilene Márcia Vieira dos Reis
RGM: 30691117
Atividade AP1
A importância do estágio na formação docente e a sua contribuição para a construção da identidade do professor de Educação infantil
O estágio é muito importante para a formação do educador, pois vai promover a relação teoria prática através das reflexões, análises e experiências vivenciadas dentro da sala de aula. A prática leva o docente a refletir sobre a diferença do saber na teoria e na prática e tem grande importância na formação inicial do professor, uma vez que permite o contato direto dos licenciados com a realidade escolar.
Nas licenciaturas o estágio supervisionado em educação infantil pode ser considerado a parte mais importante no processo de formação do professor pois é nesse momento que se vivencia a realidade do seu campo de atuação além de conviver diretamente com pessoas naquele local.
O estágio em educação infantil é a identidade do professor pois é uma formação inicial onde se aprende a trabalhar com crianças de 0 a 5 anos que é uma das etapas mais significativas que o docente possa vivenciar, principalmente para o profissional que está começando no campo umas das descobertas mais especiais que podemos experimentar. A identidade do professor constrói-se a partir da relevância que cada profissional dá a sua atuação no mundo (representações de vida, seus saberes, sentimentos, expectativas), com as relações interpessoais estabelecidas dentro das escolas, onde se compõe com outros professores e alunos. Nossa identidade não é somente através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo. A identidade é construída ao longo de nossa vida a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. Educação infantil é o conhecer-se e define como um dos campos de prática que valorizam a formação dessa identidade tanto para o professor como para as crianças nos seus anos iniciais de vida, ou seja, na sua primeira infância. Pode se dizer que o estágio supervisionado em educação infantil pode muito contribuir para a formação docente, sendo um momento no qual o estagiário experimentará suas atitudes, comportamentos, conhecimento, valores e habilidades diante da especificidade de ser professor.
Estou vivendo esse momento na prática de poder frequentar uma sala de aula ter a oportunidade de aprender e se surpreender a cada dia buscando ser melhor com cada profissional da aérea da educação e aprendendo a sonhar com cada criança.
Realizei revisão bibliográfica de textos.
O referencial teórico pesquisado foi (Lima, 2004) (Pimenta, 2001) (Gatti, 1996) (Vasconcelos,2009) (Pimenta,1996) (Zabalza,2014)
...