A importancia do planejamento
Por: simone_suniga • 19/1/2016 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Com intuito de mostrar a importância do planejamento para a ação do professor e para o processo de ensino e aprendizagem, vou abordar formas concisas e os principais elementos que compõe esse processo
Alguns aspectos são indispensáveis para o planejamento como: o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, as principais necessidades que precisam ser trabalhadas, sondagem da realidade do aluno, definição dos objetivos, meios de recursos disponíveis e avaliação."Planejar é pensar sobre aquilo que existe,sobreo que se quer alcançarcom que meios pretende agir"(OLIVEIRA, 2007pP.21)
2 DESENVOLVIMENTO
O planejamento esta presente em quase todas as ações, pois ele direciona na realização das atividades, tornando-se assim imprescindível na atividade docente.
De acordo com Libâneo, o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação de decorrer do processo de ensino. Portanto o planejamento é essencial para o professor elaborar a metodologia conforme o objetivo que quer alcançar, cuidando para que esteja correto para a faixa etária do aluno, e sempre espaço para mudanças caso ocorra imprevistos, ou seja, um bom planejamento precisa ser flexível.
Apesar da importância do planejamento, muitos professores ainda optam por aulas improvisadas, que ao meu ver é prejudicial no ambiente de aprendizagem.
Quando ainda pequena, raras vezes me lembro de aulas planejadas, como o conhecimento adquirido, hoje posso afirmar que as aulas eram desenvolvidas de forma desorganizada. Em certa situação , quando cursava o 3° ano do ensino fundamental, precisamente no dia do soldado, a professora explicou como era a vida na guerra, o valor que eles tem para a sociedade e assim por diante. Meu maior anseio naquele dia era brincar no pátio da escola com as espadas, chapéus que tinham sido confeccionadas com jornal em sala de aula, o que mais marcou foi que não conseguimos terminar o artesanato, muito menos brincar no pátio co os amigos de turma, isso ficou marcado na minha hitória, a brincadeira não foi possível devido a mal organização do tempo.
Muita diferença vejo hoje, quando faço o estagio curricular obrigatório, onde pra cada dia há um planejamento, de acordo com a faixa etária dos alunos, as aulas são mais participativas e organizadas.
Plano escolar é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos(LIBÂNEO,1993,p.225)
O planejamento deve estar presentes em todas a atividades escolares, é claro que imprevistos acontecem mas não podem virar regra, pois é um processo de organização da atividade do professor, por isso pra compor um bom plano de aula é necessário: Clareza, objetividade, conhecimento dos recursos disponiveis na escola, noção de conhecimento do aluno, utilização de metodologias diversificadas, flexibilidade, realidade do aluno e sistematizar atividade e o tempo. Tudo isso contribui para a realização de aulas satisfatória em que alunos e professores sintam-se estimulados, fazendo com que a aula seja agradável, participativa e compreensiva.
Se a escola é o lugar onde por excelência se lida com conhecimento, não podemos agir só com improviso, ensinar requer intencionalidade esistematização, o poder da improvisação não pode ser considerado regra. (José Cerchi Fusari)
1. PLANO DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL EJA.
Tema: Alimentação saudável.
Disciplina: Ciências.
Série: 2º ano Ensino Fundamental EJA.
Duração: 5 horas/aula
Conteúdo: Alimentação saudável.
Objetivo geral:
Aprender sobre a importância de uma alimentação
...