A importância da brinquedoteca na prática pedagógica de acordo com a visão de cientistas como Vygotsky e Jean Piaget
Por: Jeanie Pereira • 13/3/2018 • Trabalho acadêmico • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 517 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Anhanguera Taubaté Unidade 1
PEDAGOGIA
5º SEMESTRE
Jeani Cristina da S. Pereira Santos RA 8982239094
Luzia Regina Machado RA 1911242109
Valdenice Cândido RA 2809671620
DESAFIO PROFISSIONAL
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da História e da Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação Aplicada aos Cuidados da Criança e Avaliação e Currículo.
Tutora EAD– Elaine Vieira
Taubaté/SP
Março de 2017
SUMÁRIO
Introdução _______________________________________ Pág.02
Desenvolvimento __________________________________ Pág.03 a 10
Tabela página 4
Considerações finais ______________________________ Pág.11
Referências Bibliográficas ___________________________ Pág.12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da brinquedoteca na prática pedagógica segundo a visão de estudiosos como Vygotsky e Jean Piaget e outros da atualidade, os quais vêem nos jogos possibilidades de recreação com aprendizado. Portanto, as atividades lúdicas contribuem e dão oportunidade para a criança expressar, criar e trocar informações ocorrendo o processo de cooperação, pois a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, característica fundamental para o desenvolvimento.
O tema coloca em discussão a brinquedoteca e sua importância na educação infantil, apresentando a importância que a brinquedoteca trás para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. O brincar faz parte da vida de todas as pessoas, é um fenômeno da cultura e neste sentido, a brinquedoteca vem colaborar para a garantia do direito de brincar e para a concretização deste. A brinquedoteca é um local onde o lúdico é valorizado e destaca-se o brincar livre como modo de possibilitar a imaginação, o faz de conta e a criatividade da criança.
A brinquedoteca justifica-se nos ambientes escolares, em razão de que na atualidade depara-se com a restrição dos espaços, pois antigamente a criança tinha mais espaço para brincar, como na rua e nas praças. A brinquedoteca apresenta-se como um local seguro, onde o direito de brincar é preservado e também um lugar que promove o desenvolvimento integral da criança. Considerando que o brincar é a linguagem preferida e mais intensiva da criança da primeira infância, concluímos que a brinquedoteca é um lugar privilegiado para o acolhimento do brincar, constituindo-se em um local agradável e seguro para a criança, um espaço em que o brincar é valorizado em si mesmo e fonte de desenvolvimento e aprendizagem.
Nas escolas, a brinquedoteca tem como objetivo o pedagógico, o que contribui muito para o desenvolvimento integral da criança e para seu aprendizado. As atividades lúdicas são muito importantes, são fundamentais para o processo de aprendizagem, e um dos que permitem que elas aconteçam é a escola. Segundo Jean Piaget, “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à prática educativa”.
DESENVOLVIMENTO
Um Empresário bem sucedido se ofereceu para montar uma brinquedoteca para uma Escola Infantil, e com isso a coordenadora da Escola Infantil apresentou um plano de ação para a implantação da brinquedoteca e demonstrar a importância da brinquedoteca dentro do ambiente escolar.
Elaboramos um plano de ação contendo os pontos a serem discutidos para que pudesse analisar posteriormente o documento com calma, contribuindo assim com a compreensão sobre a necessidade da instituição.
De acordo com Piaget, o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget chamou de estágios:
- Estágio sensório – motor
- Estágio Simbólico
- Estágio Conceptual.
A importância do Brincar
O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois o brincar é uma das atividades mais importantes na vida dos indivíduos. Por meio dessa ação, ele tanto desenvolve suas potencialidades, como também trabalha com suas limitações, com as 237 habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas. O brincar é ainda uma forma de expressão e comunicação consigo, com o outro e com o meio. A brincadeira é considerada uma atividade universal que assume características peculiares no contexto social, histórico e cultural. O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas, podendo ser utilizado em diferentes contextos, tais como, no brincar espontâneo, no momento terapêutico e no pedagógico.
Durante todo o processo do desenvolvimento físico, moral e social da criança, muito bem explicado por Piaget, Vygotsky e Wallon, é importante destacar que os ambientes em que elas estão inseridas e as brincadeiras espontâneas ou dirigidas poderão contribuir de forma significativa na sua formação integral. Os ambientes, denominados "de pedagógicos", deverão ser para a criança uma extensão do próprio lar. Para que isso se efetive, o educador que trabalha nestas instituições necessita de uma boa formação profissional para proporcionar um direcionamento específico e ao mesmo tempo significativo para estas crianças, principalmente nos primeiros anos de vida.
IDADE | Características | Atividades | Recursos |
0 a 2 anos | Tem Interesse É curiosa Conhece o nome É negativista Brinca com o outro | Relacionadas ao período sensório- motor: A exploração motora, a sensação/ sentidos e a estimulação. | Objetos de espessuras variadas, bolas, cores, borrachas, brinquedos. |
2 a 3 anos | São ativas Estão descobrindo as coisas São sensíveis São tímidas São imitadoras | Por experiência com brincadeiras, com leituras ilustradas, com histórias, com desenhos, objetos variados, estórias de faz de conta, perguntas e respostas, brincadeiras sem regras ou com regras simples, imitações, movimento e jogos diversos | Fantoches, caixas de areia, materiais artísticos, materiais concretos. |
4 a 6 anos | São ativas São questionadoras São medrosas São amigáveis São confiantes São mais atenciosas São interessadas São mais concentradas | Brincadeiras com ou sem regras, atividades com movimentos, com representações, com recortes, pesquisas, criatividade, atividades em grupo, dramatizações e histórias ilustradas. | Cartazes, álbum seriado, materiais de artes, materiais concretos, objetos variados, livros, retroprojetor, vídeos, informática. |
Conceitos de “Brincar” e “Brincadeira” e as funções da brincadeira para o desenvolvimento humano.
...