A importância do Letramento no Processo de Alfabetização
Por: Adriana Andrade • 16/10/2016 • Ensaio • 307 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Alfabetização e letramento devem caminhar conjuntamente, conforme pode ser concluído ao término do estudo da unidade II.
Na escola que realizei o meu estágio de Educação Infantil no primeiro semestre, todas as salas de aula apresentavam pequenas placas com a identificação dos mobiliários e dos objetos que as compunham, assim como as suas cores: porta, verde, cesto de lixo, vidro, transparente, etc. Isso ajuda a criança a ter contato com as letras antes mesmo de se alfabetizar.
Da mesma forma, pude notar que todas as crianças tinham o hábito de manusear revistas, gibis e livros e brincavam de ler e escrever, mesmo as dos primeiros níveis da educação infantil.
Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, é a incorporação funcional das capacidades a que conduz o aprender a ler e escrever, trabalhando com os distintos usos da escrita na sociedade.
Os autores ligados à educação não são unânimes quanto ao fato de alguém ser analfabeto e também poder ser considerado letrado, antigamente, uma criança só era considerada alfabetizada quando aprendia a ler. Hoje, a UNESCO considera que os alfabetizados funcionais as pessoas que além de aprenderem a ler, são capazes de utilizar a leitura e escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social e de usar essas habilidades para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida. Portanto, inserir a criança no processo de letramento só fará com que esta se torne um adulto com habilidades para viver e ser ator protagonista de uma sociedade globalizada.
Bibliografia:
Ribeiro, Vera Massagão. Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. Disponível em: http://www.faccamp.br/letramento/GERAIS/analfabetismo.pdf, acessado em 13/08/2016.
Rigolo, Cristina. A importância do letramento. Disponível em: http://pt.slideshare.net/CristinaRigolo/a-importncia-do-letramento, acessado em 13/08/2016.
...