A importância do jogo para o desenvolvimento sócio-cultural e cognitivo da criança
Artigo: A importância do jogo para o desenvolvimento sócio-cultural e cognitivo da criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisker • 11/5/2014 • Artigo • 519 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a importância do brincar para o desenvolvimento sócio-cultural e cognitivo da criança. Através da brincadeira a criança aprende a compreender e ressignificar situações sociais, buscando outras formas de ser e de pensar. O brincar constitui-se assim, no estabelecimento de relações interindividuais, implicando uma aprendizagem cultural.
A brincadeira também pressupõe regras, sejam implícitas, como na brincadeira simbólica, ou explícitas, como nas tradicionais. No entanto deve existir um acordo sobre as regras, que podem ser modificadas ou criadas, segundo o desejo de quem brinca. Para isso as crianças se valem de uma comunicação específica, que pode ocorrer por meio de manifestações verbais ou não verbais entre os parceiros, comunicando que se trata de uma brincadeira.
As diferentes modalidades do brincar, quando fazem parte do cotidiano educativo, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento, da afetividade, da gestualidade, da memória, da capacidade criativa das crianças.
A intervenção do professor é essencial na orientação da brincadeira, além disso o educador pode servir como modelo ao brincar junto com a criança. Essa mediação é fundamental para a construção de significação.
BRINQUEDOTECA
JOGO DO NUNCA DEZ COM MATERIAL DOURADO
Conteúdo trabalhado: Adição e subtração
Para alcançar os objetivos propostos, os conteúdos que farão parte dessa atividade deverão ser trabalhados anteriormente pela professora, assim como a explicação dos objetivos e das regras da atividade de maneira que as crianças possam estar aptas a desenvolvê-las sem maiores problemas.
Objetivo Geral
Retomar o conteúdo trabalhado na disciplina de Matemática, relembrando e melhorando o desempenho dos alunos, de maneira agradável e construtiva.
Trabalhar leitura e escrita através da criação e modificação das regras do jogo.
Objetivos específicos
Proporcionar momentos diferentes de interação saudável e dinâmica entre os alunos nas diversas atividades desenvolvidas na disciplina de Matemática.
Trabalhar o lúdico, coordenação motora, jogos e brincadeiras, interação social e raciocínio cognitivo, de maneira concreta e criativa;
Desenvolver a capacidade criadora e perceptiva;
Provocar o raciocínio, na resolução rápida das questões;
Divertir de forma educativa.
Respeitar as regras dos jogos e brincadeiras.
Resgatar para o âmbito da escola o caráter lúdico das atividades pedagógicas;
Modo de jogar
O grupo decide quem inicia o jogo.
Cada aluno,
...