Relatório sobre desenvolvimento físico-motor e cognitivo na segunda infância observado através do brincar
Por: andresaguima • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 7.398 Palavras (30 Páginas) • 1.593 Visualizações
[pic 1]
LIS ANDRESA COLOMBO SANTANA AMORIM GUIMARÃES
Relatório sobre desenvolvimento físico-motor e cognitivo na segunda infância observado através do brincar.
ESTÁGIO BÁSICO I
0
Abril – 2015
Itabuna
Lis Andresa Colombo Santana Amorim Guimarães
Relatório sobre desenvolvimento físico-motor e cognitivo na Segunda infância observado através do brincar.
Relatório apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna na disciplina de Estágio Básico I como requisito para obtenção de nota.
Orientador: Paulo Teixeira
Abril – 2015
Itabuna – BA
SUMÁRIO
Introdução....................................................................................... 1
Métodos e Técnicas ....................................................................... 2
Desenvolvimento ............................................................................ 3
Registro............ .............................................................................. 7
1ºdia................................................................................................10
2ºdia.................................................................................................11
3ºdia.................................................................................................12
4ºdia.................................................................................................13
5ºdia.................................................................................................14
6ºdia.................................................................................................15
7ºdia.................................................................................................16
8ºdia.................................................................................................17
Considerações Finais......................................................................18
Referências Bibliográficas ..............................................................19
Anexos
1.Declaração da frequência do estágio
- Imagens da escola
- Planta da Instituição
1. INTRODUÇÃO
O estágio de observação é o momento de realização de análise local verificando como ocorre a rotina trazendo ao observador a oportunidade do aprendizado de uma forma pratica, sobre a observação do comportamento, e sem que ocorra julgamento algum a respeito do individuo observado, tendo assim como meta a iniciação da pratica de observação do comportamento humano, através dos alunos da educação infantil, evidencia-se a relevância para formação acadêmica de um psicólogo, demonstra que a observação é utilizada para coleta de dados sobre o comportamento e também do ambiente observado. Na educação infantil as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.
Nesse sentido, procurei embasamento teórico para explicar os aspectos que fazem parte do comportamento na segunda infância. Busquei referencial teórico em Piaget, Vygotsky, Papalia entre outros que tem muito a acrescentar sobre o assunto.
Os dados coletados por observação são usados para aprendizagem de como efetuar os relatos sobre a ida a campo, quais os critérios e técnicas de registro, linguagem cientifica, linguagem coloquial utilizados, facilitando para a compreensão da observação realizada. O estágio de observação do comportamento foi realizado no Centro Educacional Natureza Viva, localizada na Rua Henrique Alves, nº 615 - Bairro Castália, – Itabuna – BA, o relatório de estágio da observação aconteceu no período de 11 de março á 17 de abril de 2015. O aluno observado cursa Pré I, a turma conta com alunos de quatro a cinco anos de idade, tendo como professora responsável, Bruna Oliveira Fernandes.
Transcorreu de uma maneira séria e proveitosa, onde todas as quartas e sextas, programadas, cumpria-se o horário e atingia-se a meta de observação. A interação com as pessoas, bem como o aprendizado de forma gradativa e construtiva que será possível constatar na decorrência das paginas. Assim, a observação é utilizada para coletar dados referentes ao comportamento e ao ambiente, além da relação existente entre eles. O acadêmico de psicologia detecta características do objeto observado para o melhor entendimento e adquirindo conhecimento necessário para uma formação profissional de sucesso.
1
2. MÉTODOS E TÉCNICAS
A observação é qualitativa, pois serão coletados dados descritos no registro apresentando e descrevendo alguns espaços que foram explorados e o comportamento do observador onde a técnica que será utilizada é assimétrica, conforme apresenta Lakatos (2011) “consiste recolher e registrar fatos da realidade sem que o pesquisador utilize meios técnicos especiais ou precise fazer perguntas diretas”, uma vez que, a ação comportamental de A. A. B. será em sala de aula e intervalo, buscando perceber como é desenvolvida a sua socialização com os demais colegas, sendo da classe de estudo ou não.
A fase observada despertou interesse devido às crianças desenvolverem uma construção lógica, tendo a capacidade de estabelecer relações, conseguir enxergar as habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos e abstrair dados da realidade.
2
3.SEGUNDA INFÂNCIA: Pré- Escola
Jean Piaget chamou a segunda infância de estágio pré-operacional. Neste segundo grande estágio de desenvolvimento cognitivo, que dura aproximadamente dos 2 aos 7 anos, as crianças gradualmente tornam-se mais sofisticadas no uso do pensamento simbólico, que surge no final do estágio sensório-motor.
...