A importância do planejamento
Por: williampanas • 16/5/2016 • Resenha • 441 Palavras (2 Páginas) • 3.726 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE
Patrícia Aparecida Pereira Penkal de Castro
Cristiane Costa Tucunduva
Elaine Madelli Arns
Resenha Crítica
William Panas Lourenço
O planejamento é algo feito para facilitar e organizar toda ação que será ou não realizada. Digo desta forma porque nem tudo que é planejado é realmente cumprido. Desde o princípio da evolução humana, o ato de planejar se vê necessário, pois ao planejar tentamos melhorar nossas vidas e das pessoas ao nosso redor. E se o planejamento se faz tão importante, por que não usá-los? Esse fato deve ser conduzido com cuidado e atenção, pois o mesmo acarretará em consequências que serão boas ou ruins conforme o seu manejo. E isso pode acontecer mesmo que tenha sido realizado nos mínimos detalhes.
Na escola tempos atrás, o planejamento era um meio de controlar a ação dos professores de modo a não interferir no regime político da época. Neste período, o planejamento tinha a função de controlar todo sistema educativo e manter a ordem. Nos dias atuais, não existe esse papel regularizador e controlador, porém, o planejamento é bastante utilizado, ou ao menos deveria ser, como ferramenta de grande valia para organizar e subsidiar o trabalho do professor e também do aluno. É visto como um organizador de ideias e informações.
O planejamento deve ser visto como uma ferramenta muito eficiente que nos ajuda na tomada de decisão. Há diversos conceitos referentes à palavra planejamento, que é diferente de plano e projeto. Assim, apresentaremos alguns conceitos: o planejamento é um meio de organizar ideias, informações e principalmente ações, que pretendem a eficiência do objeto planejado; o plano é determinado pela proposta a ser seguida em certa ocasião e o projeto é um planejamento amplo, que rege uma reflexão maior, prevê os objetivos realizados e com todo sucesso almejado.
Nesse sentido, a educação escolar que tem como meta principal a formação de cidadãos críticos e eficientes, deve apresentar ao professor que é o instrumento facilitador desse processo de ensino aprendizagem que sua função de transmitir conhecimentos tem que ser construído de forma organizada e eficaz, ou seja, que haja o planejamento prévio com todos os princípios determinantes a sua disciplina e reconhecimento dela com a comunidade.
Portanto, o planejamento, planos e projetos são necessários e de suma importância, não podemos nos distanciar dele e nem nos esquecermos de que, como professores a chave principal é o aluno e tanto eles como a comunidade escolar depositam toda confiança e expectativa em nós profissionais. Por isso, o planejamento é utilizado para nortear um caminho a ser percorrido para atingir objetivos traçados, além de formar cidadãos melhores que saibam valorizar o conhecimento recebido.
...