A influência do Lúdico na aprendizagem
Por: grazygn • 11/11/2016 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
GESTÃO ESCOLAR INTEGRADORA – SUPERVISÃO, ORIENTAÇÃO E INSPEÇAO
PRÉ-PROJETO DE MONOGRAFIA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS DESAFIOS PARA A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
GRAZIELLE GOMES DO NASCIMENTO ZORZAL
Colatina/2014
1.Tema
Educação Profissional e os desafios para a coordenação pedagógica.
1.1 Delimitação do tema:
O trabalho desenvolvido pelo coordenador pedagógico, na educação profissional e os desafios encontrados.
2. Problema e Questões de Pesquisa
Qual prática profissional do coordenador pedagógico na educação profissional e os desafios encontrados pela categoria?
3. Justificativa:
Educação Profissional é um tema que quando ouvimos logo pensamos que se trata de algo relacionado a um curso para trabalhadores, preparação de mão de obra, empregabilidade entre outros, porém o principal objetivo da educação profissional é a criação de cursos que voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
No Brasil, educação profissional é um conceito de ensino regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e reformado pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.
Há três níveis de educação profissional segundo a legislação brasileira:
Nível básico: Voltado para estudantes e pessoas de qualquer nível de instrução. Pode ser realizado por qualquer instituição de ensino.
Nível técnico: Voltado para estudantes de ensino médio ou pessoas que já possuam este nível de instrução. Realizado apenas por instituições de ensino médio, com autorização prévia das secretarias estaduais de educação.
Nível tecnológico: Voltado para pessoas que queiram cursar um ensino superior tecnológico. Realizado apenas por instituições de ensino superior, com autorização prévia das scretarias estaduais de educação.
A educação profissional está centrada no conceito de competências. O conceito de competência vem recebendo diferentes significados, às vezes contraditórios e nem sempre suficientemente claros para orientar os educadores.
Segundo Deffune e Despresbiteris (2000, p. 79):
[...] para alguns competência é a capacidade de uma pessoa para desenvolver atividades de maneira autônoma, planejando, implementando e avaliando. Para outros, competência profissional é a capacidade de utilizar os conhecimentos e as habilidades adquiridos para o exercício de uma situação profissional.
A vizualização do trabalho do coordenador pedagógico neste contexto, pode um ser pouco confuso, porém ele é desenvolvido e voltado para a qualidade do aprendizado e do ensino de profissões, que podem ser alcançadas com um bom planejamento e dedicação.
Pode ser complicado para o coordenador pedagógico no primeiro momento se enxergar dentro do mundo da educação profissional, pois lá não existiam teóricas educativas aplicáveis com eficiência reconhecida, os profissionais da docência utilizam máquinas, equipamentos, aparelhos e ferramentas de trabalho pesado muitas vezes, instrumentos que um pedagogo, jamais imaginou existir em uma escola comum, no entanto atuar na capacitação de pessoas através da educação profissional também é função do coordenador pedagógico.
Dentro deste contexto é possível observar que o trabalho do coordenador pedagógico na educação profissional tem grande valia, porém existem grandes desafios a serem vencidos.
Este Projeto se propõe, compreender prática profissional do coordenador pedagógico na educação profissional e os desafios encontrados pela categoria. Além disso, conhecer melhor está temática que é pouco discutida no meio da educação profissional e sua importância neste processo.
4. Objetivo Geral
Identificar prática profissional do coordenador pedagógico na educação profissional e os desafios encontrados pela categoria.
4.1 Objetivos Específicos
- Investigar a metodologia de trabalho do coordenador pedagógico, inserido na educação profissional.
- Analisar como o trabalho do coordenador pedagógico, tem contribuído para o melhor desenvolvido do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional.
- Identificar os desafios encontrados pelo coordenador pedagógico na educação profissional.
- Avaliar se a atuação do coordenador pedagógico, tem contribuído para a capacitação dos professores e melhoria na aprendizagem.
...