A interdisciplinaridade e a Educação inclusiva
Artigo: A interdisciplinaridade e a Educação inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcileneSAssis • 29/10/2014 • Artigo • 675 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
INTRODUÇÃO
O âmbito escolar é o ponto de partida para o meio social na qual as crianças devem está inseridas, independente de estas serem ou não, portadoras de necessidades especiais, pois é na escola que elas irão construir seu processo de desenvolvimento intelectual, emocional e social. Entretanto quando se trata de educação inclusiva é notório nas escolas as dificuldades enfrentadas, tanto por parte dos professores como pelo aluno. A Declaração de Salamanca de 1994 é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, da política e prática da educação especial, legado de todos, bem como com base na atual LDB 9394/96, todas as escolas de ensino regular deverão receber alunos portadores de necessidades especiais, logo partindo deste pressuposto tal trabalho procurou desenvolver um plano de aula aonde venha trabalhar de forma interdisciplinar, através de jogos, os conteúdos dos componentes curriculares apresentados, focando quão importante é a inclusão dos portadores de necessidades especiais nas aulas.
PLANO DE AULA
TEMA: A interdisciplinaridade e a Educação inclusiva.
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.
CONTEÚDOS: Classes gramaticais/ As quatro operações/ Recursos naturais/ Datas comemorativas/ Estados e capitais do Brasil.
SÉRIE: Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
CARGA HORARIA: 4horas – aula.
OBJETIVO GERAL:
Estimular o aprendizado de forma interdisciplinar, bem como contribuir para o processo de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver a socialização entre alunos ditos “normais e portadores de necessidades especiais”. Estimulando a aprendizagem através de jogos.
Estimular o respeito e a valorização da aprendizagem de portadores de necessidades especiais.
Ampliar o conhecimento do aluno nos conteúdos abordados durante as aulas ministradas. Contribuindo para a compreensão do aluno sobre a importância do estudo em grupo.
METODOLOGIA
Usando o método prático e dinâmico, desenvolveremos a aula com auxílio do jogo educativo, chamado Computador do Saber, jogo este, de perguntas e respostas, favorecendo a explanação dos conteúdos em sua forma interdisciplinar.
Dividiremos a turma em equipes formada por quatro alunos, dentre estes os alunos portadores de necessidades especiais.
Trabalharemos de forma interdisciplinar os conteúdos de cada componente curricular, na brinquedoteca da escola.
A aula será dividida da seguinte forma:
1º tempo de 07h00min ás 07h50min Língua Portuguesa, abrangendo as perguntas do jogo sobre as classes gramaticais.
2 º tempo de 07h50min ás 08h40min, Matemática, onde trabalharemos as quatro operações de forma participativa,
Intervalo de 08h40min ás 08h55min;
3º tempo de 08h55min ás 09h50min com Ciências Naturais, estudando sobre os Recursos naturais.
4º tempo de 09h50min ás 10h45min, onde abordaremos História e Geografia, com o estudo das datas comemorativas e o conhecimento dos estados e capitais do Brasil.
Aula expositiva com duração média de 45 em cada tempo escolar minutos.
Conversa informal, sobre as diferenças e igualdades existentes entre as pessoas, a fim de introduzir o assunto - respeito pelos portadores de necessidades especiais.
Trabalhar o tema inicialmente através de uma história dramatizada (com a participação dos alunos).
Aula dialogada, com a participação das experiências
...