A relação do aluno com o professor
Por: César Costa • 21/4/2019 • Trabalho acadêmico • 313 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
A relação do aluno com o professor
A relação professor-aluno evoluiu bastante em alguns aspetos quando nos referimos a épocas passadas. Esta relação é bastante importante na atual sociedade em que vivemos uma vez que as informações chegam aos jovens com uma velocidade muito rápida e o professor precisa estar ciente de como estas informações podem ou não influenciarem na sua metodologia de ensino.
Durante muito tempo a figura do professor era tida apenas com a imagem da pessoa que está sempre correta e acima dos seus alunos, ou seja, na sala de aula era apenas o professor que falava, opinava e ditava as regras de convivência.
Com o passar do tempo e o surgimento de novos pensadores, foi idealizado que, o aluno não pode ser apenas um ser “submisso” e o que mesmo não apenas pode, como deve colaborar no processo pedagógico tendo em vista que, em uma sala de aula, 99% do espaço é preenchido por alunos.
Apesar desses novos pensamentos e ideias fazerem parte da atual sociedade na qual estamos inseridos, ainda é comum encontrarmos a figura do professor que não “gosta” de se relacionar com seus alunos, o que torna o ambiente escolar um palco de seriedade e que muitas vezes acaba desestimulando o aprendizado dos discentes.
Uma sala de aula onde ambas as figuras – professor e aluno – ganham poder de debate e articulação é muito mais eficaz em termos de aprendizado uma vez que sabemos que ninguém é detentor de todo o conhecimento, e sim, há uma troca mútua de conhecimentos no ambiente escolar.
Embora muitas vezes essa relação seja um tanto quanto “não-ideal” é obrigação do professor pelo menos tentar trazer à tona a ideia de que a participação de todos é essencial para que todos possam sair beneficiados diante de um processo de ensino-aprendizagem, caso contrário, a escola poderá se tornar um ambiente até mesmo “hostil” para ambas as partes.
...