A Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Por: TelmaNascimento • 24/8/2020 • Resenha • 825 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional
Descrição da Obra: Trata-se de Resenha com base nos assuntos abordados nas vídeoaulas da presente disciplina e o texto Ética e Responsabilidade social de autoria do professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Junior.
Ética e Responsabilidade Social.
O autor aborda os aspectos centrais da discussão sobre a Responsabilidade Social Empresarial e sua interface com a ética. Para tanto buscou-se trabalhar os conceitos elementares da ética e sua configuração filosófica e histórica, bem como os pressupostos da responsabilidade social empresarial, procurando situá-la no marco histórico nos anos 1990, momento em que a sociedade brasileira experimentava o avanço das políticas de cunho neoliberais. Outra característica deste texto é sua abordagem e análise da sociedade capitalista e as contradições oriundas deste sistema em sua relação com os pressupostos da ética e da responsabilidade social empresarial
A ética e a responsabilidade social tem desempenhado um papel importante na sociedade e nas organizações de modo geral.
A definição de ética, é um conjunto de princípios que rege e orienta a ação das pessoas e da sociedade. Também pode ser considerada um conjunto de normas que determina a conduta das pessoas, de um grupo social ou de uma sociedade.
O professor Oswaldo Oliveira Santos Junior em seu artigo, apresenta a ética como a melhor forma de viver e conviver entre os seres humanos, tornando equivocada a ideia de ética como sinônimo de lei, normas ou regras, uma lista de certo ou errado, defendendo a ideia de que a ética tem que ser dialogada, refletida e reconstruída na busca pelo convívio entre os seres humanos.
O artigo também trata da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), entendida como um modelo de gestão das organizações, que se revelam comprometidas com o desenvolvimento social econômico do país.
As organizações muito se preocupavam somente com o lucro e os cumprimentos legais, deixando de lado suas responsabilidades éticas, morais e sociais.
Mas diante do crescimento dos problemas que o mundo enfrenta, com a violência, desemprego, fome e problemas ecológicos, cada vez mais as empresas se sentem desafiadas a assumirem um novo padrão no mercado, que não visa somente seus interesses e metas pessoais, desenvolvendo uma postura ética , criando ações sociais, envolvendo a participação dos colaboradores e de todo público que se relaciona, estabelecendo metas com objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e promoção da diminuição das desigualdades sociais .
Muitas empresas implementam os programas de RSE, visando somente prestigio, propaganda e certificações. Entretanto independente da motivação das empresas ao implementarem os programas de RSE, segundo Oswaldo Oliveira Santos Junior, elas também criam condições para se criticar e avaliar processos no interior das organizações que contradizem os princípios éticos e os valores morais dominantes na sociedade, contribuindo para inibir tais práticas nocivas.
É possível observar que esses programas acabam também ensejando, nos indivíduos que estão trabalhando neles, a descoberta das estruturas geradoras de exclusão sociais.
Nem todas as organizações que se dizem praticar a responsabilidade social,
...