AD1 DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
Por: Virginia Martins • 15/2/2016 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
Curso de Pedagogia em Licenciatura
Aluna: Virginia Nascimento Martins
Matrícula: 14112080393 Polo: Resende
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 1\ 2015
EDUCAÇÃO E TRABALHO
1) SEGUNDO SAVIANI (TEXTO 1 "TRABALHO E EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E HISTÓRICOS"), TRABALHO É UMA RELAÇÃO QUE SE TRANSFORMA NA HISTÓRIA. APONTE AS PRINCIPAIS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORRERAM NAS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ANTIGUIDADE, IDADE MÉDIA, IDADE MODERNA E CONTEMPORANEIDADE.
Antiguidade: Os homens livres eram os cidadãos e os escravos eram os homens tidos como indignos deviam dedicar seu tempo para a o seu grupo ou comunidade, tudo era dividido entre eles e se sustentavam da colheita, O trabalho, para os gregos, era uma atividade indigna, retiravam seu sustendo das frutas e da caça, os escravos faziam o serviço mais pesado e produziam para seus donos e para seu próprio sustento. A distinção social era feita pelo trabalho, as tarefas eram divididas por sexo e idade e os escravos eram tidos como animais e seres indignos, inferiores e por isso deveriam fazer o trabalho pesado e mais difícil.
Na concepção cristã que influenciava no pensamento do homem existia uma tradição entre judeus e cristãos que tratava o trabalho como punição ou maldição divina, e como meio para afastar os maus pensamentos provocados pela preguiça e a ociosidade, visto que na Bíblia é apresentado como uma necessidade que leva a fadiga. Esse sentido bíblico leva a ideia de responsabilidade, obrigação, dever impregnado ao trabalho. Para as SEITAS HERETICAS o trabalho devia ser ardentemente procurado como penitência para o orgulho da carne. Para O CATOLICISMO o trabalho pode ser digno ou dignificante e deve ser visto como uma função de sua ordenação ao louvor do criador. Na REFORMA PROTESTANTE o trabalho é reavaliado dentro do cristianismo, agora o trabalho é a base para a chave da vida, manter-se pelo trabalho é um modo de servir a Deus, Profissão agora é uma vocação, caminho para a salvação.
Idade Média
Os membros da Igreja Católica - Clero
Os donos das terras - Nobreza
Camponeses e Servos - Produziam para ambas as classes. Cultivam a terra que arrendavam em troca de proteção militar e espiritual.
Renascimento foi um momento de transição entre a Idade Média e Idade Moderna, onde o trabalho era reservado aos pobres, escravos, camponeses e servos. A valorização do trabalho começou a ser observada, visto que era um meio de vocação e serviço a Deus. As pessoas do campo sairão para as cidades em busca de trabalho.
Idade Moderna - A Idade Moderna nos trouxe a Revolução Industrial, invenção de máquinas com eletricidade, informatizadas e a vapor, o trabalho e a religião andavam juntos, Valorização do Trabalho com uma dádiva de Deus. Surgia com muita força o CAPITALISMO, venda do trabalho humano por produção, exploração e condições de trabalho precárias. A mudança social era vista em toda parte, mulheres deixando seus lares para trabalhar nas fábricas e depois chegava em casa e trabalhava também. Com o aumento da produção, aumenta o consumo, que a partir dai, dita o modo de vida da sociedade moderna.
...