ADAPTANDO O MATERIAL DIDÁTICO
Por: Matheus Sanches • 1/10/2018 • Abstract • 269 Palavras (2 Páginas) • 131 Visualizações
Instituto Jaguar
Psicopedagogia Institucional e Clínica
Professora Jaqueline Carvalho
Matheus Sanches de Sousa
Trabalho da aula do dia 12/05/2018
ADAPTANDO O MATERIAL DIDÁTICO
26 de Maio de 2018
NOVO HORIZONTE
[pic 1]
Partindo do exercício proposto previamente apresentado, eu decidi adapta-lo, imaginando que estaria trabalhando com um aluno com dislexia, que apenas consiga ler corretamente após soletrar a(s) palavra(s) de cada letra. Eu sugeria a atividade da seguinte forma.
“Vamos criar nosso próprio alfabeto?
Para cada letra do alfabeto, crie, individualmente, um símbolo que represente como se fosse um código secreto. De preferência para símbolos de forma simples. Com isso você deverá ter criado uma tabela onde cada letra do alfabeto (escrita em letras de forma e maiúsculas), está junto ao seu símbolo correspondente.
No segundo momento da atividade, será necessário que você forme uma dupla com um colega. Juntos um deverá escolher uma pequena mensagem de até 5 palavras e soletrar ao companheiro e esse transcreverá, usando seu novo alfabeto. Lembrando que ambos deverão ter a experiência de soletrar e de traduzir, usando seu alfabeto.
“Por fim os alunos deverão mostrar um para o outro como sua frase ficou escrita com o alfabeto do colega.”
Parti da necessidade que os alunos com dislexia que necessitam antes da leitura fazer o soletramento. Com essa adaptação ele terá as palavras soletradas pelo colegas e escrita por eles, assim não tendo maiores dificuldade em compreender o que está escrevendo. Especifiquei que a letra deveria ser a “de forma”, pois essa é visualmente mais compreensível por quem tem essa dificuldade.
Material de base:
Apostila do aluno. Ensino fundamental – 6º ano. Volume 2. Arte. Página 5. Escrevendo e construindo. Autoria por Viviane Paduim.
...