ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Elaine Decenzo • 3/5/2019 • Trabalho acadêmico • 849 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
MODELO DE
PRÉ-PROJETO DE TCC
ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Márcio Antônio Santos Pinto de Arruda
Corumbá-MS 2018
Márcio Antônio Santos Pinto de Arruda
ALFABETIZAÇAO E LETRAMENTO NA EJA-EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Pré-Projeto apresentado ao Prof. Me. Fernando Silva da Cruz como requesito para a aprovação na disciplina Monografia I do curso de pedagogia da Faculdade Salesiana de Santa Teresa.
Orientador (a): Prof. Me. Fernando Silva da Cruz
Corumbá-MS 2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO...........................................
2. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................
3. OBJETIVOS ....................................................................................................
3.1 GERAL .....................................................................................................
3.2 ESPECÍFICOS..........................................................................................
4. METODOLOGIA DA PESQUISA.....................................................................
5. CRONOGRAMA ..............................................................................................
REFERÊNCIAS ...................................................................................................
(Tamanho 12 arial ou 12 Times New Roman, em negrito somente os títulos)
INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Apos a ditadura, a eduação tornou-se publica, gratuita, universal, obrigatoria e garatida a todo e qualquer cidadao. Essa proposta, la exitia desde a dcada de 30, esse direito se concretizou em 1988, onde o ensino basico, se tornou direito para todos, ate aquelas pessoas que nao tiveram essa oportunidade.
A lei de Diretrizes e bases da educaçao nacional (LDB 9394/96) no artigo 37 destina-se a educaçao de jovens e adultos para aqueles que mao tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e medio na idade propria. Com isso, os sistemas de ensino assegurarao a esses estudantesalgumas particularidades, comom: - É assegurado aos jovens e adultos o ensino gratuito, que nao puderam efetuar os estudos na idade regular,
- Oportunidades educacionais apropriadas, considerando as caracteristicas de cada aluno, condiçoes de vida, seus interesses mediante cursos e exames.
O termo andragogia foi formulado a principio por Alexandre Kapp, professor alemao, em 1833; caiu em desuso e reapareceu em 1921, no relatorio do Rosentok, e para Vygotsk e Alves Andragogia é a disciplina que estuda o processo de instrução de adultos, ou é a ciencia de educação do adulto.
Andragogia foi utilizado amplamente para se referir à disciplina que estuda o processo da enstruçao de adultos ou a ciencia da educaçao de adulto. ( NOTTINGHAN ANDRAGOGY GROUP, 1983 apud AVES; VYGOTSK, 2005, p. 10).
Diante desse cenario se pensa sobre a habilidade dde mediaçao do agente educador, assim o mediador toma conhecimento do seu papel e monta oportunidades em que os alunos mantenham relaçoes entre o saber informal de seu dia a dia e o saber formal/cientifico, claro, levando em consideraçao o grau de conhecimento do educando na formaçao de saber: real, proximal e potencial. E é nesse ambito proximal que o professor tem a funçao determinante, cabe somente a ele fazer o elo de formaçao do conhecimento, de formas que o aluno transponha de uma barreira para outra.
A EJA tem que se enquadrar às realidades locais de cada regiao educacional, firmada na visao interacionista do saber que trata de forma mais abrangente a aprendizagem desde o momento em que o inviduo se intere, com a finalidade que pretenda conhecer, quer seja na esfera cientifica/cognitiva, conforme Piaget, quer seja em um todo emocional em que o individuo é integral, como afirma Vigotsk.
(Tamanho 12 arial ou 12 times new roman, sem negrito)
JUSTIFICATIVA
A justificativa é o momento de construir a fundamentação elementar do trabalho. Nela encontra-se a pergunta por que fazer o trabalho, no sentido de mostrar os elementos antecedentes do problema e a relevância do assunto. Nela deve ter o argumento sobre a importância prático teórica, com as possíveis contribuições esperadas.
([a]Tamanho 12 arial ou 12 times new roman)
OBJETIVOS
Nesse item deve constar a indicação do objetivo da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Os objetivos são redigidos com verbos no infinitivo, p.ex.: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar.
- GERAL
Procura estabelecer uma visão abrangente e global do tema, no sentido do que se pretende alcançar.
- ESPECÍFICOS
Esse sub-item tem função instrumental, pois tratam dos aspectos concretos que serão abordados na pesquisa e que ajudarão atingir o objetivo geral. Os objetivos específicos orientarão o pesquisador na tarefa de recolher e organizar os dados e as informações.
...