ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO EDUCACIONAL
Por: arthurbertoldi • 14/3/2017 • Bibliografia • 2.357 Palavras (10 Páginas) • 622 Visualizações
[pic 1]
ALINE DE PAULA SANTOS
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO EDUCACIONAL
3º Momento do Estágio
ETAPA VII
FRANCA
2016
[pic 2]
ALINE DE PAULA SANTOS
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO EDUCACIONAL
3º Momento do Estágio
ETAPA VII
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório à Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Educacional– 3º Momento do Estágio, da Etapa VII do Curso de Pedagogia/EAD.
Franca
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E A SUA HISTÓRIA CULTURAL.............................................................................................................04
OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DA ESCOLA 05
ESTUDO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS; ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE TEORIA E A PRÁTICA DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO GESTOR ESCOLAR 06
ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO TRABALHO DO GESTOR SEGUNDO O ENFOQUE DA LEI 9394/96 E DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS N° 1/2006...........................................................................................07
PARTICIPAÇÃO DO ESTÁGIARIO EM EVENTOS PEDAGÓGICOS, CÍENTIFICOS E CULTURAIS................................................................................08
O ESPAÇO DA SALA DE AULA 09
PLANEJANDO E EXERCENDO A DOCÊNCIA E A AVALIAÇÃO.........................09
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
A realização do estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental torna-se a primeira oportunidade na qual os estagiários vão se posicionar como sujeitos no exercício profissional. Para quem nunca lecionou, oferece uma formação mais completa e sólida, possibilitando o conhecimento e a harmonia entre a teoria e a pratica, vivenciando não apenas o cotidiano da sala de aula , mas também as etapas que antecedem à docência, formando um profissional que busque a investigação, a compreensão e a intervenção na realidade educacional.
Por isso a finalidade deste trabalho, foi realizar uma observação crítica e reflexiva da prática de ensino docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vivenciadas na Escola Municipal de Educação Básica Professor Mitermair Alves Barbosa, na cidade de Franca/SP, com carga horária de 150 horas de estágio em anos iniciais e gestão escolar, com inicio no dia 20/02 e término no dia 30/06/2016.
A escola atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano . Segundo a LDB,
O Ensino Fundamental, diz respeito à uma das etapas da educação básica, com duração de 9 (nove) anos,e destinada a atender crianças de 6 a 14 anos de idade, que tem como finalidade a formação básica do cidadão; é obrigatório e gratuito nas escolas públicas , cabendo ao Estado a garantia das vagas e , aos pais ou responsáveis, a efetivação da matrícula e a garantia da frequência do aluno[...]. (LDB, 1996. s/p).
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas na sala de aula, e no ambiente escolar como um todo.
A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E A SUA HISTÓRIA CULTURAL
- Dados de identificação da instituição
Nome da escola: Escola Municipal de Educação Básica Professor Mitermair Alves Barbosa
Local: Rua Maria de Fátima Casseres Mercuri, 3185
Bairro: Jd Luiza II
CEP: 14407-638
Franca/SP
Data de fundação: 21/02/2013
Rede: Pública Municipal
Níveis de ensino oferecido pela escola: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Ensino Profissionais técnicos administrativos: 10
Número de salas anos iniciais: 10 turmas
Número alunos atendidos: 250
A Escola Municipal de Educação Básica Professor Mitermair Alves Barbosa, está situada no bairro Jd Luiza II na região Sudeste de Franca, foi fundada em 21/02/2013 pela Prefeitura de Franca .
A escola possui 12 salas de aulas, com ventilação, iluminação e acomodação desde o número, tipo e disposição das carteiras, todas em bom estado. Ao todo são 21 turmas, tendo em média 600 alunos e 45 funcionários.
Durante o ano letivo são realizados vários eventos, como festas comemorativas e folclóricas. A escola procura organizar-se de uma forma democrática em que haja participação, diálogo e questionamento, para que isto ocorra, a escola conta com algumas instituições como o Conselho de Classe, Associação de Pais e Mestres, e Conselho de Escola.
Para melhor atender aqueles que estão inseridos no espaço escolar, a instituição conta ainda com secretaria, diretoria, sala de informática, multimídia biblioteca, banheiros (masculino, feminino e para pessoas com deficiência), galpão e quadra cobertos, almoxarifado, biblioteca, cozinha, despensa, refeitório, sala para arquivos e estacionamento para veículos.
1.2 PATRONO
O professor Mitemair Alves Barbosa (1953-2003), conhecido pelos alunos como Miter, era natural de Claraval/MG. Mudou para Franca com os pais em 1968 e casou-se com Olga Alves Nicula Barbosa em 1978. Ele teve um casal de filhos. Em 1981, formou-se pela Universidade de Franca, no curso de Ciências Físicas e Biológicas e Matemática. De 80 a 86 foi inspetor de alunos nas escolas estaduais “Nadeide Scarabucci Teixeira” e José dos Reis Miranda Filho. Como professor de matemática lecionou na Escola Municipal Antônio Constantino e Monteiro Lobato. Em 2001, foi nomeado diretor da Escola Municipal Moacir Lima. Em 2002, foi nomeado para a direção do Supletivo a Distância junto a Escola Municipal Antônio Constantino.
...