TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SOBRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.891 Palavras (32 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 32

INSTITUTO PROMINAS

VANDA LUCIA DE OLIVEIRA BREVES

ANÁLISE SOBRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

BARRA MANSA - RJ

2020

INSTITUTO PROMINAS

VANDA LUCIA DE OLIVEIRA BREVES

ANÁLISE SOBRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

Artigo Científico Apresentado ao Instituto PROMINAS, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia.

BARRA MANSA - RJ

2020

ANÁLISE SOBRE A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

Vanda Lucia de Oliveira Breves[1]

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a consciência fonológica na alfabetização. Tendo em vista a importância da alfabetização no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, faz-se necessário a busca pela definição, possíveis contribuições e relevância da consciência fonológica nesse contexto. A fim de sanar dúvidas e dificuldades que porventura possam prejudicar o ensino dos alunos, em relação aos envolvidos no processo de alfabetização, principalmente no que se refere aos professores, que muitas vezes, sentem-se preocupados com alunos que apresentam dificuldades para serem alfabetizados. O Estado e órgãos competentes têm manifestado grande preocupação com o número de alunos que não são alfabetizados na idade correta, de acordo com as regulamentações educacionais, já que isso afeta o desenvolvimento da educação brasileira. Tendo como base, a análise bibliográfica de documentos oficiais e autores que tratam sobre o referido tema. Uma vez que, a alfabetização é a base para o progresso educacional do indivíduo, influenciando no seu desenvolvimento pessoal e profissional, de modo significativo. Ainda, é importante destacar que, na atualidade, o objetivo da educação é atender todos os alunos, de modo igualitário e justo. A escola precisa fornecer os subsídios necessários ao desenvolvimento de cada aluno, a partir de suas particularidades. Nessa perspectiva, professores e equipe escolar buscam constantemente meios para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente, transpassar os obstáculos. De tal modo, a consciência fonológica apresenta grande valia no processo de alfabetização dos alunos, enquanto ferramenta pedagógica para auxiliar o professor.

Palavras-chave: Alfabetização. Alunos. Consciência Fonológica. Professor.

Introdução

O presente trabalho tem como tema analisar a consciência fonológica na alfabetização, buscar definições para o termo, sua relevância e possíveis contribuições. Sabendo-se que, a alfabetização é uma fase primordial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, já se caracteriza como “a base” para os estudos posteriores. Considerando que, muitos professores encontram dificuldades para alfabetizar seus alunos, tendo em vista que, cada indivíduo é único, e como tal, aprende de forma particular. A escola por sua vez, precisa atender a toda demanda de alunos, e estar apta a fornecer os subsídios necessários ao seu desenvolvimento educacional. Afim de melhorar os índices de alfabetização dos alunos, há uma busca por ferramentas que possam auxiliar os professores nesse quesito, pois, inúmeras vezes, eles sentem-se desamparados e perdidos. Nessa perspectiva, pesquisadores, organizações competentes, autoridades, profissionais da educação e toda sociedade discute sobre quais seriam as ferramentas úteis na alfabetização dos alunos. Então, faz-se necessário investigar a consciência fonológica na alfabetização dos alunos, e como ela pode auxiliar alunos e professores nesta empreitada. Analisar documentos da legislação educacional que tratam sobre a alfabetização e o referido tema. Tendo em vista ainda que, a educação e a escola, mudaram ao longo dos anos, e assim, devem atender a todos, levando em consideração suas peculiaridades e dificuldades, de modo inclusivo e igualitário.

Nesta perspectiva, construiu-se questões que nortearam este trabalho:

  • O que é consciência fonológica?
  • Qual o papel da consciência fonológica na alfabetização?
  • Como a consciência fonológica pode auxiliar o professor no processo de alfabetização dos alunos?

Segundo Santos e Nava (2002), “A capacidade de refletir explicitamente sobre a estrutura da palavra, entendendo-a como uma sequência divisível de sílabas e de fonemas é conhecida como consciência fonológica.” De tal forma, crianças que manifestam essa habilidade bem desenvolvida teriam maior facilidade para compreender a organização dos vocábulos, e por conseguinte, maior sucesso no processo de alfabetização.

Para que a alfabetização aconteça na idade certa, aspectos cognitivos e linguísticos devem desenvolver- se dentro do esperado para a faixa etária. Esses aspectos incluem o desenvolvimento das representações lexicais, da memória semântica e operativa, além das habilidades da consciência fonológica. (VIEIRO, 2007, p. 245-76)

Nessa passagem, é possível notar a importância do estudo da consciência fonológica enquanto fator relevante no processo de alfabetização dos alunos. No sentido de diminuir ou sanar os problemas relativos aos altos índices de analfabetismo, defasagem idade/ano de escolaridade, e/ou problemas oriundos da má alfabetização, que muitas vezes, arrastam-se pela trajetória escolar do indivíduo, e podem trazer inúmeros problemas em vários níveis da vida.

Na atualidade, muitos pesquisadores e estudiosos na área da educação discutem formas e métodos para auxiliar a escola e os professores durante a alfabetização dos alunos, pois essa fase do desenvolvimento é extremamente importante, uma vez que, o sucesso ou o fracasso nesse período, pode influenciar o aprendizado dos mesmos para o resto da vida, acarretando muitas vezes, em reprovações e evasão escolar, por exemplo, problemas que afligem o cenário educacional.

A presente pesquisa visa auxiliar os professores que buscam incessantemente aprimorar-se visando o sucesso do aprendizado de seus alunos, e busca elucidar dúvidas que porventura surgem relativas à alfabetização, na perspectiva da consciência fonológica, por parte dos pais/ responsáveis, alunos, equipe escolar, e sociedade em geral. Levando em consideração que, a escola desempenha papel central na educação e formação social dos indivíduos, assim como do desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando ainda as peculiaridades de cada discente, e a realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com