AP II DIVERSIDADE ÉTNICO CULTURAL
Por: Aline Rocha • 2/11/2015 • Resenha • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.801 Visualizações
AP II – Teorias da Cultura
Aline Ferreira Rocha
RGM: 15645789
As teorias da antropológicas surgem como ferramentas para aplicação dos estudos da antropologia, ciência social onde o objetivo é o estudo do homem e suas obras.
Basicamente temos quatro teorias antropológicas que nos servem de base para estudarmos a antropologia, são elas: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e Estruturalismo. Essas teorias nos ajudam explicar o porquê os seres humanos evoluem na sociedade e individualmente.
O cientista Darwin elaborou sua principal obra a partir da pesquisa sobre a teoria da evolução, através de estudos ele pode perceber a evolução das espécies. Ele percebeu que animais adaptavam-se a quaisquer condições em seu habita natural e conseguia transferir essas características de superação para seus descendentes , fazendo com que gerações futuras através de suas experiências fossem mais evoluídas
O difusionista seria uma das reações ao evolucionismo. De acordo com os difusionistas, tanto as diferenças como as semelhanças das sociedades são fruto de uma tendência dos seres humanos a se imitarem uns aos outros. Assim, a mudança e o progresso culturais decorrem de contato ou de migrações, não sendo invenção independente.
No funcionalismo os antropólogos pregavam a queda do evolucionismo, nesta corrente os estudiosos defendiam que as necessidades biológicas determinavam as necessidades culturais do homem.
O estruturalismo defende que cada homem, seja qual for sua cultura o tem.
Observo que as teorias apesar de suas diferentes abordagem e pontos de vista conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia o Evolucionismo passou por uma grande remodelação até chegar ao Estruturalismo, mas nenhuma é pior ou melhor e ambas tem a mesma capacidade intelectual de romper os preconceitos.
...