AP II Diversidade Etnico Cultural
Por: Jessyenzo • 16/5/2016 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
A antropologia tem o objetivo de estudar o homem e sua obra, e para isso ela usa as teorias antropológicas como base.
Para entender a organização social de determinado grupo, precisamos compreender suas características culturais. A partir da segunda metade do século XIX o ser humano passou do conhecimento subjetivo para um conhecimento objetivo, a partir de conhecimentos científicos baseados em experimentações impíricas.
A antropologia só foi reconhecida como ciência após algumas teorias culturais, são elas: evolucionismo, difusionismo, funcionalismo e estruturalismo.
O evolucionismo se baseia no processo de evolução das espécies por meio de modificações lentas e progressivas de acordo com o ambiente em que vivem.
O difusionismo se baseia na inovação a partir de uma cultura específica, esse é seu ponto de partida.
O funcionalismo deixava de lado as origens históricas da cultura elevava em conta o contexto em certo momento, era um sistema focalizado.
E o último o estruturalismo que é a mais nova, tem uma visão mais subjetiva. A partir de um conjunto mais formal de relações.
Isso nos leva a entender que o homem busca explicações do presente em seu passado e busca também seguir o exemplo do passado para projetar o futuro. E para buscar essas explicações o homem reconstrói o seu passado cultural humano através dessas teorias antropológicas.
...