APLICAÇÃO PRÁTICA DO USO DO VÍDEO
Por: TaayMota • 3/7/2015 • Trabalho acadêmico • 2.575 Palavras (11 Páginas) • 263 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LICENCIATURA PEDAGOGIA
TAYNARA MOTA, RU: 1198689, TURMA 2015/03
BIANCA REGINA BERTHOLDO FIORINI, RU:1200475 , TURMA 2015/03
UTA - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO PRÁTICA DO USO DO VÍDEO
DOIS VIZINHOS
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
LICENCIATURA PEDAGOGIA
TAYNARA MOTA, RU: 1198689, TURMA 2015/03
BIANCA REGINA BERTHOLDO FIORINI, RU: , TURMA 2015/03
UTA - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
APLICAÇÃO PRÁTICA DO USO DO VÍDEO
Trabalho apresentado á disciplina Ciência, Tecnologia e Educação, no Curso de Pedagogia, Turma 2015/03, Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutora: Elizandra França
DOIS VIZINHOS
2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ........................................................................................ 4
2- DESENVOLVIMENTO ............................................................................ 5
3- OBJETIVOS ............................................................................................ 7
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................... 8
5- REFERÊNCIAS ....................................................................................... 9
5- PLANO DE AULA .................................................................................... 10
1- INTRODUÇÃO
Vivemos numa sociedade marcada pelas novas tecnologias, que trouxeram mudanças significativas nas relações entre seres humanos e a natureza. As tecnologias estão presentes em diferentes situações do cotidiano, tornando necessária a inserção das tecnologias nas práticas pedagógicas.
Estas tecnologias que permitem a otimização da aprendizagem são chamadas TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação). Tais tecnologias permitem o trânsito de informações, por meio de livros, computadores, rádios e outros.
Devemos ter em mente, porém, que não são todos os meios de comunicação considerados tecnologias educacionais. É necessário que este meio eletrônico esteja inserido no ambiente escolar, para um processo de aprendizagem.
Mas inserir tais tecnologias na pratica pedagógica não é tão simples quanto parece. Muitos educadores ainda enfrentam dificuldades para utilizar as tecnologias no seu currículo, alguns por não saber como utilizar tais mídias, e outros por desconhecer a potencialidade dessas tecnologias no processo ensino-apredizagem.
Dentre as várias tecnologias que nos rodeiam o vídeo em se destacado nos últimos anos, passando de uma grande novidade ao uso comum. E é uma excelente tecnologia educacional a ser explorada, pois pode despertar o interesse dos alunos, e tornar mais fácil a aprendizagem por meio de áudio e imagens.
O vídeo já está inserido no dia a dia de nossos alunos, quer seja para entretenimento quer seja para aprendizagem. Pensar nessa mídia como ferramenta de aprendizagem é indispensável. Temos diante de nós o desafio de incorporar esse recurso como aprimoramento da aprendizagem.
O trabalho a seguir tem por objetivo, identificar as implicações do uso do vídeo como recurso de aprendizagem, e assim auxiliar os educadores a utilizar essa tecnologia na sua prática pedagógica, por isso será abordado como não devemos usar o vídeo na sala de aula, e como podemos ter bons resultados em usá-los.
2- DESENVOLVIMENTO
Embora o vídeo já tenha se tornado um recurso popular, o uso em sala de aula nem sempre é feito de maneira a acrescer o conhecimento dos alunos. MORAN explica essa questão ao enfatizar que pouco se investe na capacitação de professores para melhor utilização dos vídeos.
O vídeo não substitui o professor, nem os meios didáticos tradicionais. Nenhuma tecnologia é boa ou má por si só. Os educadores tem um papel fundamental, que é tornar o processo ensino e aprendizagem mais atrativo instigante e eficaz através de praticas inovadoras que proporcionem mais qualidade na educação e uma delas é o vídeo. ( LIMA, 1981, PAGINA 8)
Portanto, é necessário o cuidado para que o uso do vídeo não seja desastroso para aprendizagem. Segundo MORAN, os vídeos não devem ser usados:
- Tapa Buraco: Usar um vídeo quando há um problema inesperado, como ausência do professor, pois isso desvaloriza o uso do vídeo e associa na cabeça do aluno que vídeo é uma hora de descanso.
- Enrolação: Exibir um vídeo sem muita ligação com a matéria, o aluno perceberá que é apenas uma camuflagem da aula e discordará desse uso.
- Deslumbramento: Exagerar na utilização dos vídeos, apresentando em todas as aulas, esquecendo-se das dinâmicas mais pertinentes. Este uso exagerado diminui a eficácia dos vídeos e empobrece a aula.
- Só vídeo: Não é satisfatório exibir o vídeo sem discuti-lo, sem integra-lo com o assunto de aula.
Segundo Pablos (1994,apud BARBOSA, 2001, pagina 16) O professor ao selecionar um recurso de ensino deve:
- Verificar se são adequadas as metodologias escolhidas;
- Analisar se são adequados aos objetivos que pretende alcançar;
- Verificar se conhecem e se sabem usar o recuso;
- Testá-los para ver se estão em condições de funcionamento;
- Certificar-se que nada falta para seu uso;
- Planejar devidamente todas as etapas de seu uso para evitar surpresas, imprevistos e eventuais falhas.
O bom uso do vídeo como ferramenta didática pode proporcionar aulas dinâmicas. Pode ajudar um bom professor e atrair os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.
Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
...