TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DAS JUNÇÕES SILÁBICAS PARA A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/5/2015  •  Artigo  •  4.606 Palavras (19 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 19

AS DIFICULDADES DAS JUNÇÕES SILÁBICAS PARA A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Este artigo objetiva mostrar as dificuldades das junções silábicas para a leitura na educação infantil na construção do conhecimento, buscando a descrição compreensiva dos modos de olhar, sentir e vivenciar a importância da leitura na vida e no aprendizado da criança. O motivo que nos levou a enfocar esta temática foi a descoberta através da pesquisa e observação de como os alunos apresentam dificuldades de relacionamento com o mundo da leitura. O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares. Nos primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne um leitor autônomo e criativo. Tem por objetivo refletir sobre a constituição da linguagem  e de que forma a mesma pode nos ajudar a construir uma metodologia de educação infantil atenta tanto às possibilidades como às limitações na criança. Justifica-se em razão da necessidade de identificar a relação dos alunos das séries iniciais com dificuldade das junções silábicas para a leitura. Neste contexto é importante ressaltar que pretende-se com este trabalho fazer uma breve reflexão acerca de alguns aspectos mais relevantes presentes na relação que há entre a escola, a leitura e os sujeitos leitores, no que diz respeito não só a simples decodificação do código escrito que se caracteriza formalmente como leitura, mas ao sentido mais amplo que se refere ao ato de ler.


Palavra Chave: Leitura, Aprendizagem, Educação Infantil.

ABSTRACT

This article aims to show the difficulties of joints syllabic for reading in early childhood education for the construction of knowledge, seeking a comprehensive description of the ways to look, feel and experience the importance of reading in the lives and learning of children. The reason that led us to focus on this issue was discovered through research and observation of how students have difficulty relating to the world of reading. The act of reading is indispensable to the individual, as it provides the device inserted in the social and characterized as a participating citizen. The child learns to read before they enter school, family situations. In the early years of schooling the student needs to be encouraged and urged to read, so it becomes a standalone reader and creative. Aims to reflect on the constitution of language and how it can help us build a methodology for kindergarten attentive to both the possibilities and the limitations on the child. Justified because of the need to identify the relationship between the students of the initial series of joints syllabic hard to read. In this context it is important to emphasize that we intend to make this work with a brief reflection on some of the most relevant aspects in the relationship that exists between the school, the reading and the subjects readers, regarding not only the simple decoding of the written code characterized formally as reading, but the broader sense it refers to the act of reading.

Keyword :  Reading, Learning, Early Childhood Education .

INTRODUÇÃO

Pretende-se com este trabalho fazer uma breve reflexão acerca de alguns aspectos mais relevantes presentes na relação que há entre a escola, a leitura e os sujeitos leitores, no que diz respeito não só a simples decodificação do código escrito que se caracteriza formalmente como leitura, mas no sentido mais amplo que se refere ao ato de ler.

A leitura desenvolve a capacidade intelectual do indivíduo devendo fazer parte de seu cotidiano desenvolvendo a criatividade e a sua relação com o meio externo. O ato de ler proporciona a descoberta do mundo da leitura, um mundo totalmente novo e fascinante. Entretanto, a sua apresentação à criança deve ser feita de forma atrativa, estabelecendo uma visão prazerosa sobre a mesma, de modo que venha a se tornar um hábito contínuo. Assim, o objetivo deste artigo é refletir sobre a constituição da linguagem e de que forma a mesma pode nos ajudar a construir uma metodologia de educação infantil atenta tanto às possibilidades; como às limitações na criança. Refletir sobre quais os fatores que causam a dificuldade da junção silábica na educação infantil e construir a concepção de linguagem, leitura e escrita para o desenvolvimento da leitura.

Identificamos como problemática a seguinte questão norteadora: Porque muitas crianças apresentam dificuldade nas junções silábicas no ato da leitura e da escrita? Buscando respostas a essa problemática através dos objetivos propostos a linha metodológica que  empregamos  fizemos uso da pesquisa bibliográfica, onde partimos de um estudo da evolução dos métodos de alfabetização até os nossos dias com explanação sobre o emprego prático de cada um dos métodos, articulando  com teóricos que contribuíram com o campo da educação infantil com ênfase no letramento.

Nesse sentido caberá a escola enquanto espaço formal de articulação e promoção das práticas leitoras possibilitarem ao educando condições favoráveis para que ele possa exercer o ato de ler de forma plena, sendo capaz de praticá-lo com autonomia e criticidade, no sentido de saber estabelecer múltiplas relações entre texto e contexto de uma forma dinâmica e construtiva. Entende-se assim, que a partir do trabalho pedagógico com os alunos a escola deve assumir a função de buscar através de atividades práticas desenvolver a habilidade da leitura com o objetivo de delinear as metas de melhoria no processo da mesma.

1 AS DIFICULDADES DAS JUNÇÕES SILÁBICAS PARA A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1.1 Contextualizando a aprendizagem

A linguagem é o meio pelo qual nos expressamos, comunicamos, evoluímos, e, sobretudo, é através dela que nos constituímos como seres históricos sociais. Ela, portanto, é o que nos diferencia de todos os outros seres, pois nos possibilita interferir, conscientemente, no mundo. Assim, segundo Colares (2010)

Tudo o que o homem é, é-o devido à linguagem. Só pela linguagem pode haver comunicação. Só pela linguagem se podem exteriorizar pensamentos e sentimentos. Só pela linguagem se pode viver em sociedade civilizada. Só pela linguagem se pode evoluir. E só pela linguagem se pode conceber a existência (p.13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com