AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Por: Lilian Marinho • 5/1/2021 • Relatório de pesquisa • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 110 Visualizações
- As autoras Pachane e Pereira (2004) iniciam sua discussão deixando clara a crença diante a existência de três fatores que favoreçam que a formação pedagógica de professores se encontre em segundo plano na cultura universitária. Quais seriam tais fatores e como se pode problematizar suas implicações mediante o contexto que vivenciamos?
- “A ênfase mudou-se de ‘quão bom professor é ele’ para ‘quantas queixas nos tivemos dele? ’” (SEROW, 2000, p. 453-454 apud PACHANE; PEREIRA, 2004, p. 4). Este trecho de entrevista refere-se a que contexto discutido no texto de Pachane e Pereira (2004)?
- Interprete e descreva as informações trazidas no “QUADRO 1 – Elementos constituintes das atividades de pesquisa e ensino, segundo Pimenta e Anastasiou (2002, p. 190-196)”, pontuando também características e consequências e, ao final, aborde sua opinião à questão tratada.
- As autoras Pachane e Pereira (2004) ao longo do texto discutem a problemática referente à formação pedagógica para a docência universitária que se desenvolve mediante cursos de pós-graduação que objetivam a pesquisa ao invés do ensino. Problematizam também a heterogeneidade do público que tem adentrado às universidades, provocando a seguinte questão: Que tipo de professores tem se formado?. A partir de tais destaques as autoras reconsideram que o papel docente não se limita à pesquisa e ensino, mas se caracteriza de forma consideravelmente abrangente. Aponte as funções que fazem parte do trabalho docente e comente-as evidenciando sua opinião.
- O texto em estudo problematizou uma complexidade de temáticas referentes à necessária formação pedagógica do professor universitário. Ao final Pachane e Pereira (2004) destacam a realidade que vivenciamos – “um período de transição”. Comente as influencias para tal transição. O que mudou diante o papel desempenhado pelo atual professor?
ROTEIRO DE AULA SOBRE DIVERSIDADE SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA
TEMAS ENADE COMTEMPLADOS PELA PROPOSTA
I – cultura e arte;
IV – democracia, ética e cidadania;
X – sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão e relações de gênero
OBJETIVO
- Possibilitar um ambiente de ensino que mobilize e relevância da diversidade social, cultural e econômica, reconhecendo-se e o outro diante fazeres e saberes particulares e coletivos, bem como a existência cada vez mais consistente de uma divisão socioeconômica que deveria se amenizar, porém cresce na medida dos anos.
JUSTIFICATIVA
Compreende-se a relevância de qualquer professor em formação inicial ou continuada mobilizar-se diante a diversidade que se compõe uma sala de aula, em meio a uma complexidade de saberes e fazeres tidos como conhecimentos prévios e que muitas das vezes são deixados ao acaso pelos professores. Mobilizar-se, reconhecendo a importância dessa diversidade que é inerente ao modo como cada aluno aprende deve ser mais um requisito às diversas responsabilidades que o docente carrega conseguem. O intuito é que os alunos em formação inicial ou continuada percorram por esses diversos momentos, aqui denominados por espaços sensoriais.
Observação: O contato a este material que apresento nesta proposta de roteiro de aula é fruto da disciplina Conhecimento e Diversidade Cultural da Universidade Federal de Goiás, que me encontro como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECM. Trago este material, pois durante minha formação inicial não me foram possibilitadas tais reflexões e que agora as compreendo como extremamente relevantes!
METODOLOGIA:
-Anterior ao dia da aula, solicitar e possibilitar o acesso dos alunos aos seguintes materiais: Filme Baraka e o texto em PDF de Boaventura de Souza Santos – Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes;
- Orientar os alunos para que realizem além do resumo, levantamento de questões e experiências relacionadas à temática para serem compartilhadas no dia seguinte em sala de aula;
- No dia seguinte discutir tanto o filme quanto o texto, relacionando-os e permitindo que todos os alunos contribuam com suas colações, opiniões, questões e experiências;
- Reproduzir uma música que se constitui por várias músicas originárias de diversas partes do mundo, como mais um elemento mobilizador e caracterizador cultural;
- Reproduzir o videoclipe Stand by me – alertando para o fato de que a música tem o poder de romper fronteiras e superar a distância entre as pessoas;
- Reproduzir o documentário Hiato – mobilizando quanto à questão econômica como principal fator que viabiliza a existência de uma linha abissal;
- Permitir que os alunos realizem suas colocações, suas impressões diante a temática, observando como se mobilizam e compreendem a temática abordada;
- Propor que cada aluno construa um desenho que represente sua emoção diante á temática, desenho livre. Fazendo uso de uma folha A4 e lápis de cor;
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