AS FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Por: Priscilla Catarino • 6/6/2017 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 443 Visualizações
Introdução:
Para entendermos a maneira da comunicação, precisamos primeiramente compreender que as funções da linguagem são as maneiras de cada pessoa arrumar a sua comunicação dependendo da mensagem que se quer enviar. A linguagem consegue ser empregada para manifestar sentimentos, para notificar algo, para instigar outros indivíduos e etc. A atuação dessa mensagem subtende que tem um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor. Desde modo estão conectados com os elementos da comunicação já mencionados possuímos uma concepção e relação recíproca dos diversos diálogos das funções. Sendo eles: Função referencial ou denotativa, emotiva ou expressiva, fática, conativa ou apelativa, poética e metalinguística.
Através do enquadramento certo de diversas funções numa mesma mensagem é importante recordar que qualquer método comunicativo é focado nesses elementos, para conseguirmos compreender a verdadeira mensagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Percebemos que a linguagem é uma das maneiras de compreender e de comunicar com os acontecimentos do mundo. O indivíduo, ao residir em um espaço, que compartilha de diversos códigos mostra claramente o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz.
A linguagem verbal, por sua vez, tem alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la.
De acordo com Chalhub (1990, p.9):
"Numa mesma mensagem [...] Várias funções podem ocorrer, uma vez que, atualizando corretamente possibilidades de uso do código, entrecruzam-se diferente nível de linguagem, A emissão, que organiza os sinais físicos em forma de mensagem, colocará ênfase em uma das funções? E as demais dialogarão em subsidio [...]?.”
Temos que saber inicialmente como funciona o processo de comunicação, usando a linguagem verbal.
• Emissor: é o indivíduo que remete a mensagem.
• Receptor: é quem recebe a mensagem.
• Mensagem: é tudo aquilo que é transmitido, o conteúdo da comunicação.
• Código: é o método linguístico usado para a enviado e recebimento da mensagem.
• Referente: é o contexto em que se encontram o emissor e o receptor.
• Canal: é o canal pelo qual esta mensagem é envidada.
A variedade de linguagem pode ser condensada em 06 funções básicas, sendo elas:
• Função Referencial ou Denotativa:
Encaminha uma informação objetiva sobre a realidade. Dá preferência aos conhecimentos concretos, fatos e circunstâncias. E o seu principal foco é passar a comunicação ao receptor. E esta função é utilizada muitas vezes em textos científicos, jornalísticos, etc.
Exemplo: "De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres."
• FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA.
É aquela que reflete ao emissor, as suas emoções e sentimentos. E sempre aparece na primeira pessoa do singular.
E essa função é muito utilizada em cartas pessoais, trabalhos críticos, poesia lírica, letras de músicas sentimentais.
Exemplo: “É tão deprimente assistir o noticiário e acompanhar casos tão tristes diariamente. Nem sei o que dizer…”
• FUNÇÃO FÁTICA.
É aquela que tem por proposito estabelecer, prolongar ou até mesmo parar uma comunicação, por meio da proximidade com o receptor, utilizando frases feitas, modificadas, repetições, lugar comum, etc.
Exemplo:
A função fática testa o andamento do contato. As conversas ao telefone são excelentes exemplos para esse tipo de função de linguagem.
• Função Conotativa e Apelativa.
É quando é conduzido para receptor atuando em seu comportamento por meio de convocações ou ordem. É corriqueiro a utilização de verbos no imperativo e vocativo. É empregados em textos propagandistas, discurso eleitoral, etc.
Exemplo:
Na publicidade para crianças, são usados meios como cores e personagens do universo infantil que buscar ter uma troca de informação com o público-alvo
• Função Poética.
São direcionadas na mensagem apresentado meios mencionados pelo emissor destacando a sua importância e seu método especial de organização. São utilizadas por meio de figuras de linguagem, seleção e arrumação de palavras, efeitos sonoros.
Usadas de preferência em
...