AS MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Gerlano • 4/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 578 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO- PEDAGOGIA
RAQUEL BRAGA FERREIRA
MAIORES DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS
FORTALEZA-CE
26/05/201
TEMA: MAIORES DIFILCULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFESSOR: ##########
ALUNO (A): RAQUEL BRAGA FERREIRA
SALA: ###
CURSO: PEDAGOGIA
UNIDADE: 13 DE MAIO
INSTITUIÇÃO: UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
INTRODUÇÃO
No contexto da sociedade em geral e da escola pública brasileira, a educação de jovens e adultos é uma realidade que precisa ser repensada para que se possam criar condições de vida mais digna ás pessoas jovens e adultos que não tiveram possibilidades na idade adequada, de permanência da escolarização básica.
Os dados da pesquisa apresentada neste trabalho, ainda que continuam uma pequena amostra dos problemas a serem enfrentados nesse campo de atuação, permitem constatar, de um lado, a ausência de especificidade da formação dos educadores de EJA, que vem sendo um dos principais problemas dessa área e, de outro lado, permitem problematizar o processo de formação do educador de jovens e adultos, identificando necessidades e dificuldades enfrentadas pelos mesmos, para pensar no saberes profissionais necessários á sua formação com base na perspectiva do direito de todos do acesso e á oferta de um “ saber ler e escrever como leitor/escritor experiente e autônomo.”
A (EJA) Educação de Jovens e Adultos de acordo com a Lei 9.394/96 é uma modalidade de ensino, que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não pode concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas.
Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso á sala de aula. Esta modalidade respeita as características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.
No entanto, cursar um ensino regular na idade apropriada, pode favorecer o aprendizado dos alunos, a relação entre eles, facilitando assim, a aprendizagem no ambiente escolar. Porém, quando chegam á fase adulta, essas crianças que agora são jovens e muitas vezes, adultos, sentem a necessidade de inicias ou dar continuidade em seus estudos. Isso se deve ao fato de que, atualmente a sociedade e, especialmente o mercado de trabalho exige o mínimo de qualificação profissional (ensino médio). Desta maneira muitos jovens e adultos procuram se qualificar, em busca de melhores condições de vida e de trabalho. Quando estes jovens e adultos retornam á escola, eles se deparam com outra realidade, passam a conviver com pessoas da mesma idade ou idade mais avançada. Desta forma se faz necessário por parte dos professores, um ensino alinhado a realidade desses jovens e adultos, pois, muitos desses discentes trabalham e têm responsabilidades, a maioria sentem- se sobrecarregados com circunstancias do dia a dia.
...