AS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
Por: priscilaanamaria • 17/11/2016 • Relatório de pesquisa • 342 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PRICILA PEREIRA ALVES
RA: 7297610848
TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
TUTORA: LILIANE LIMA
OSASCO
2016
A) Qual é a importância da formação do professor para o uso de
internet como um recurso pedagógico?
È importante que o professor prepare o aluno para trabalhar com um universo tecnológico. Os professores são mediadores de toda ação pedagógica que ocorre em torno da sala, pois eles apropriaram dessas novas tecnologias não só apenas para motivar os alunos, mas também para compreender p processo ativo e dinâmico que ocorre nessa interação entre ser humano e tecnologia. È fundamental que o professor tenha conhecimento sobre a importância e a potencialidade dessa ferramenta para a aprendizagem dos alunos, e que saiba aplicar aperfeiçoamentos da pratica em sala de aula.
O professor precisa ter disponibilidades em aprender, refletir sobre as praticas, identificar quais suas fragilidades técnicas e operacionais do seu ambiente de trabalho e aceitar mudanças e adaptar a elas. Através dessas tecnologias/internet o professor pode modificar mais facialmente as maneiras de ensino e aprendizagem pois o computador permite: pesquisas, descobrir novos conceitos, idéias, produzir textos e compartilhar experiências contribuído na melhoria da aprendizagem dos alunos.
B) De que forma recursos como Blogs, Redes Sociais, Objetos de
Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem podem colaborar com o processo de Ensino e Aprendizagem?
Podem colaborar desenvolvendo dos alunos a construção do conhecimento, autonomia e o senso critico. O trabalho com blogs quando usado como ferramenta pedagógica incentiva a leitura e escrita, assim como a reflexão dos alunos, pois passam a colaborar uns com os outros, trocar experiências sobre assuntos do mesmo interesse, gerando ambientes colaborativos.
Blogs educativos utilizados como ferramentas de ensino/aprendizagem potencializa a interação social, a capacidade de comunica-se, o desenvolvimento do pensamento e o prazer em aprender,onde a construção coletiva do conhecimento se afetiva e permite acompanhar a aprendizagem do aluno, motivando cada vez mais os estudantes.
...